Laboratórios Associados
A Rede de Laboratórios Associados ao Inmetro para Inovação e Competitividade – LAIIC, criada pela Portaria Inmetro nº 26, de 17 de janeiro de 2014, e modificações incluídas pela Portaria Inmetro nº 425, de 05 de setembro de 2018, tem como objetivo construir uma ampla base de apoio à inovação, estimulando a transferência de tecnologia e conhecimento entre grupos científicos e a indústria.
Para isso, a atuação da Rede LAIIC está voltada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam tanto as demandas científicas, quanto as demandas dos setores produtivos da sociedade.
A reunião de conhecimento científico e tecnológico em diversas áreas de atuação e de infraestrutura laboratorial de ponta complementar àquela existente no Inmetro permitirão à Rede LAIIC estudar, desenvolver e propor soluções inovadoras voltadas à superação de desafios tecnológicos que estejam a impedir a inserção competitiva da indústria brasileira.
Esta Rede de cooperação e parceria em prol do desenvolvimento industrial poderá envolver, em projetos específicos, agências de fomento e programas estratégicos de governo para as áreas de C&T&I.
Para as informações completas sobre as condições de associação à rede LAIIC, não deixe de ler com atenção o Edital de Chamamento Público.
Para iniciar o trâmite de solicitação de integração à LAIIC, a instituição interessada deve enviar para o Inmetro a documentação listada abaixo, preferencialmente utilizando os modelos disponibilizados nos links:
-
Autodeclaração de interesse preenchida e assinada por representante da Alta Administração da instituição (no caso das universidades, por exemplo, a autodeclaração pode ser assinada pelo Diretor do Instituto ao qual o laboratório que deseja se associar está vinculado).
-
Plano de trabalho preenchido em arquivo editável. Não é necessário assinar o plano de trabalho nesse momento, pois isso só será feito após a aprovação da solicitação pelo Inmetro.
- Se a entidade interessada for privada, deve ser encaminhada ainda Declaração de experiência preenchida e assinada por representante da Alta Administração da instituição, acompanhada de pelo menos 1 (uma) declaração prestada por órgão ou entidade (que não fará parte do Acordo) atestando que a instituição interessada em ser reconhecida como LAIIC realizou objeto de natureza semelhante pelo período mínimo de 1 (um) ano.
As propostas das instituições interessadas em integrar a rede LAIIC devem ser encaminhadas, por meio de correio eletrônico, para o endereço: nit@inmetro.gov.br.
Laboratórios da Rede LAIIC
Unidade parceira no Inmetro: Divisão de Metrologia de Materiais
Vigência: até Dezembro/2023
Pesquisa visando a padronização do processo de fabricação e de controle de qualidade de nanocompósitos polímero/argila em escala industrial, com aplicação nos setores automotivo, molduras de carrocerias, coberturas de motores e conversores catalíticos, baterias, aeroespacial, construção civil, eletro/eletrônicos, embalagens, chips de computador e perspectivas futuras nas áreas de dispositivos de memória, biossensores para diagnósticos e dispositivos de iluminação.Os nanocompósitos poliméricos (PNCs) se apresentam em forma de nanotubos de carbono e grafeno, nanocerâmicas e óxidos metálicos. Serão utilizadas nanoplaquetas de argilas visando aprimorar propriedades desses materiais, em especial propriedades mecânicas, térmicas, e de barreira dos PNCs.
Unidade parceira no Inmetro: Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida
Desenvolvimento de Material de Referência para detecção molecular de viroses exantemáticas:
Vigência: até julho/2024
Desenvolvimento de metodologia para a produção de Material de Referência de ácido nucleico viral, produzindo, a partir de sangue, soro ou plasma virêmicos (opcionalmente de saliva ou urina) de pacientes do Hospital Naval Marcílio Dias, ácidos nucléicos que serão reunidos para compor o lote de material de referência em estudo. O material será desenvolvido com vistas a respaldar ensaios moleculares para a detecção ou quantificação de ácidos nucléicos virais dos vírus de interesse.
Centro de Estudos de Telecomunicações (CETUC) da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio)
Unidade parceira no Inmetro: Divisão de Metrologia de Tecnologia da Informação e Comunicações (Dimci/Dmtic)
Colaboração Técnico-Científica em Telecomunicações e Informática
Vigência: até julho/2024
Estudo das tecnologias de comunicação para redes de Internet das Coisas (IoT), de sistemas 5G e satélites, visando entendimento de aspectos específicos de propagação nesses sistemas sem fio. Metodologias de avaliação de projetos de IoT para os ambientes verticais de Cidades Inteligentes, Agricultura e Saúde. Estudo e implementação de rede de comunicação para sistemas IoT; estudo de aspectos de propagação em comunicações veiculares; realização de medidas em sistemas 5G em ambientes internos e externos em locais com características urbanas densas, urbanas, suburbanas e rurais, construção de banco de dados de medições e visualização com mapas georeferenciados.
Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP)
Unidade parceira no Inmetro: Divisão de Metrologia de Tecnologia da Informação e Comunicações (Dimci/Dmtic)
Vigência: até junho/2024
Desenvolvimento científico e metrológico do tema Metrologia de Tempo e Frequência; especificamente no Instituto de Física de São Carlos, desenvolvimento de um Chafariz de átomos de césio 133; estabelecimento de procedimentos para a operação da escala de Tempo Atômico TAI(LRTE) e do Tempo Coordenado Universal UTC(LRTE) e desenvolvimento de métodos avançados para transferência de frequência por fibra; na Escola de Engenharia de São Carlos com desenvolvimento de protótipo de receptor GNSS de baixo custo para aplicações de transferência de tempo no território nacional, da investigação de sistemas operacionais em tempo real para aplicações em sincronização de sistemas remotos e desenvolvimento de medidores de fase multicanal digitais; e por fim o Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação, o desenvolvimento de metodologias voltadas a Ensaios de Proficiência (EPs) de laboratórios acreditados que envolvam a realização e testes de software.
Unidade parceira no Inmetro: Divisão de Metrologia de Tecnologia da Informação e Comunicações (Dimci/Dmtic)
Vigência: até junho/2024
Desenvolvimento da espectroscopia de alta resolução e troca de conhecimento científico/metrológico entre as duas instituições, com intercâmbio de pesquisadores e formação de recursos humanos nesta área.
Fundação Universidade de Caxias do Sul
Unidade parceira no Inmetro: Divisão de Metrologia de Materiais
Vigência: até maio/2025
Cooperação para padronização de medições e caracterização de grafite, grafeno e seus derivados, brm como suas aplicações.
Unidade parceira no Inmetro: Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida
Vigência: até outubro/2024
Desenvovlimento de metrologia para a área de biotecnologia, de soluções e métodos analíticos com maior confiabilidade metrológica para áreas que envolvam análises de biomassa.
Unidade parceira no Inmetro: Dimtq/Labor
Vigência: até março/2024
Estudo comparativo entre proteínas de origem animal e vegetal: avaliação das diferenças e semelhanças entre as proteínas comerciais de origem vegetal e de origem animal a fim de estabelecer critérios para consumo.
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Unidade parceira no Inmetro: Divisão de Metrologia de Materiais
Vigência: até abril/2024
Desenvolvimento e avaliação de novos materiais; fotocatálise heterogênea mediada por luz solar na remoção de micropoluentes em meio aquoso.
Universidade Católica de Petrópolis
Unidade parcera no Inmetro: Labus/Diavi
Vigência: até junho/2025
Desenvolvimento de sistema de caracterização das propriedades ultrassônicas de concretos e determinação de tensão em elementos de ação utilizados em concretos armados e protendidos, com ou sem carregamento.
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Departamento de Química, o Centro de Estudos em Materiais e o Laboratório de Nanomateriais da Universidade Federal de Juiz de Fora
Unidade parceira no Inmetro: Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav)
Vigência: até dezembro/2025
Desenvolvimento de novos sistemas farmacêuticos e catalíticos (e as ferramentas analíticas para sua caracterização à base de SERS) que representem a associação dos antifúngicos comumente utilizados contra candidemias, tais como Fluconazol, Equinocandina e Anfotericina-B, às nanopartículas de prata (AgNP). Investigação do efeito dessa associação em espécies de fungos do gênero Candida sp. por ensaios de viabilidade celular, microscopia eletrônica de varredura e transmissão e espectroscopia SERS.
Instituto de Tecnologia de Software e Serviços (ITS)
Unidade parceira no Inmetro: Divisão de Metrologia de Materiais
Vigência: até agosto/2023
Promoção de desenvolvimento tecnológico para a Sociedade 5.0; desenvolvimento tecnológico e o fomento à inovação no ambiente produtivo com foco na Economia 4.0, promoção de eventos com temas como automação na sociedade e aplicações tecnológicas em gestão e processos; visitas técnicas para compartilhamento e disseminação de informação e conhecimento técnico/científico.
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Unidade parceira no Inmetro: Divisão de Metrologia de Materiais
Vigência: até fevereiro/2027
Desenvolvimento, produção e caracterização escaláveis de sensores e dispositivos fotovoltaicos orgânicos em novos substratos condutores flexíveis. Desenvolvimento de processos de produção e caracterização de substratos flexíveis condutores de eletricidade para aplicação em processos escaláveis de fabricação de sensores (fotossensíveis, biológicos e mecânicos) e dispositivos fotovoltaicos, com camada ativa orgânica produzida pelo método de impressão por slot die.
Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/FIOCRUZ)
Unidade parceira no Inmetro: Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav)
Vigência: até fevereiro/2027
Validação de Método Analítico Molecular baseado em Reação em Cadeia da Polimerase para a detecção e para a quantificação de Micoplasmas contaminantes em culturas celulares e seus insumos.
Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Unidade parceira no Inmetro: Divisão de Metrologia de Tecnologia da Informação e Comunicações (Dimci/Dmtic)
Vigência: até junho/2026
Investigação de tecnologias que permitam a utilização de certificação digital em dispositivos de Internet das Coisas (IoT).
Para mais informações e contato: (21) 2679 9533
nit@inmetro.gov.br