Notícias
Ibict participa de audiência pública sobre impactos da Inteligência Artificial no mercado de trabalho
Diretor do Ibict, Tiago Braga, em sua fala na audiência pública realizada na Câmara dos Deputados
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou, no último dia 26/08, de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir os impactos da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho. O debate foi promovido pela Comissão de Trabalho da Câmara, em atendimento ao Requerimento nº 28/2025-CTRAB, de autoria da deputada Flávia Morais (PDT-GO), e teve como presidente da mesa a deputada Daiana Santos.
A audiência teve como objetivo principal analisar as transformações que a adoção da IA tem provocado nas rotinas profissionais, incluindo a automação de tarefas, a reconfiguração de profissões e o surgimento de novas funções. O evento reuniu representantes de instituições públicas, sindicatos, confederações patronais e especialistas acadêmicos.
Entre os convidados estavam Paula Montagner, representante do Ministério do Trabalho (MT); Hugo Valadares Siqueira, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Tiago Braga, diretor do Ibict; Carlos Fernandes Coninck Junior, da Central Única dos Trabalhadores (CUT); João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical; Roberta Barreira Sousa Aires, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Marcelo Caio Ferreira, da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e Dora Kaufman, doutora em redes digitais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Durante sua fala, Tiago Braga destacou a importância da ciência e da tecnologia nesse cenário e o compromisso do Ibict com o desenvolvimento de tecnologias de IA alinhadas às necessidades e realidades brasileiras. “O Ibict, em seu plano estratégico, tem trabalhado para a construção de tecnologias e de modelos de inteligência artificial que são feitos, desenvolvidos, treinados e executados no Brasil”, afirmou.
Como exemplo, o diretor apresentou um projeto inovador desenvolvido pelo Instituto: um modelo próprio de IA, lançado oficialmente durante a última reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Pernambuco. A tecnologia permite a interação com um holograma do físico brasileiro César Lattes, proporcionando uma experiência educativa e interativa sobre a vida e a obra de um dos maiores e mais importantes nomes da ciência nacional.
Com ênfase no tema central da audiência, Tiago Braga afirmou que “é necessário repensar o investimento na área de Ciência e Tecnologia, adotando uma postura que promova o uso do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para apoiar as unidades de pesquisa e o sistema de C&T”. Segundo o diretor, “esse é um trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo MCTI, com o objetivo de fortalecer a ligação entre a ciência e a implementação dessas tecnologias no contexto brasileiro, para que possam chegar ao mercado e ser incorporadas ao mercado de trabalho.”
De acordo com a presidente da mesa, deputada Daiana Santos, o debate destacou a importância da soberania digital e reforçou que “é responsabilidade do Parlamento reunir elementos suficientes para apresentar à sociedade brasileira o que vem sendo pensado em relação à inteligência artificial e seu impacto no mercado de trabalho”. A deputada ressaltou a necessidade de construir espaços de diálogo com a população, assumindo o compromisso de tornar o Legislativo acessível e disponível para ser acionado por diferentes setores. “Existe uma grande necessidade destes debates, e nos colocamos à disposição, pois estamos tratando do desenvolvimento da nossa sociedade”, afirmou.
O vídeo da audiência pública pode ser acessado aqui.