- Info
Perfil profissional
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Graduado em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, onde atua também como líder do Laboratório de Informação e Sociedade (Insumo) e como professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT/UFRJ). É integrante convidado do Comitê de Gestão Técnica da Global LCA Data Access Network, iniciativa liderada pela ONU Meio Ambiente, e atua no comitê editorial da revista Library Trends da Johns Hopkins University Press. Atua em pesquisas ligadas à ciência da informação de caráter nacional e internacional.
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2022), Mestre em Gestão da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2010), especialista em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos pela Universidade Estadual de Londrina (2005), bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2023, na área de avaliação: Informação e Comunicação. Bibliotecária na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atualmente cedida ao Ibict. Pesquisadora da Rede de Integração Acadêmico-Científica da Pós-Graduação (RICA-PG), por meio do Projeto "Arquitetura de Dados da Avaliação da Pós-Graduação brasileira no contexto da CAPES" (início: 2023). Atua na área de Ciência da Informação, principalmente nos seguintes temas: informação e tecnologia, arquitetura de dados, ecologia complexa de dados, integração e interoperabilidade de dados, arquitetura da informação, comunicação científica, acesso aberto, ciência aberta, repositórios digitais, periódicos científicos, dados abertos, dados de pesquisa.
RESPONSÁVEL PELA DICOM
Daniela Abrahami Pinto da Cunha
Telefone: (61) 3217-6491
E-mail: danielacunha@ibict.br
Especialista em Administração de Pequenas e Médias empresas, graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), com especialização em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalhou como repórter do Jornal O Globo, editoria de Economia, no Rio de Janeiro. Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia do Ibict, onde coordena a Divisão de Comunicação (DICOM) desde 2020. Publicou diversas reportagens no Jornal O Globo, Agência Brasil e Correio Braziliense, entre outros veículos de comunicação. É formada pelo Teacher Trainning Course (TTC), curso Oxford (1985), Rio de Janeiro. Lecionou na Wisdom, Yázigi e curso Oxford de inglês. Possui interesse nas áreas de Jornalismo Científico, Divulgação Científica e Ciência da Informação.
RESPONSÁVEL PELA DIECI
Gustavo Silva Saldanha
Telefone: (61) 3217-6360
E-mail: gustavosaldanha@ibict.br
Pesquisador titular do Ibict, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ibict) e professor associado da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq, com projetos aprovados nos ciclos mais recentes. Atualmente, é membro eleito do Conselho Técnico-Científico (CTC) do Ibict e representante da instituição na Câmara de Conteúdos e Bens Culturais do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Atua também como gestor da Divisão de Editoração Científica do Ibict (DIECI) e editor-chefe da Editora Ibict. É editor executivo dos periódicos Liinc e International Review of Information Ethics (IRIE). Integra o conselho editorial da Revista do Livro da Fundação Biblioteca Nacional (mandato 2024–2026) e do Brazilian Journal of Information Science: Research Trends (Brajis). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Ciência da Informação pela mesma instituição, especialização em Filosofia Medieval pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro, e doutorado em Ciência da Informação pelo PPGCI/Ibict/UFRJ. Realizou estágio pós-doutoral na Université Toulouse III – Paul Sabatier, na França, com apoio da Capes.
RESPONSÁVEL PELA SEDIT
Ramón Martins Sodoma da Fonseca
Telefone: (61) 3217-6360
E-mail: ramon@ibict.br
Graduado em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (1997). Analista em Ciência e Tecnologia do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual (artes gráficas). Participou da tradução e implantação do Protocolo OAI-PMH, das primeiras versões da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, da tradução, divulgação, treinamento e suporte à comunidade do Open Journal Systems. Atualmente, trabalha na gestão da editoração técnico-científica do desde 2014, como editor executivo dos periódicos Ciência da Informação e Inclusão Social.
Tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz, atualmente cedido para exercer a função comissionada executiva de Chefe da Divisão de Acompanhamento Institucional (DINST) do Ibict. É coordenador e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Ibict, além de líder do Grupo de Pesquisa "Ciência, Dados, Redes e Métricas" (Scimetrics), registrado no CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1D do CNPq, Gouveia é biólogo, com doutorado em Química Biológica (com ênfase em Educação, Gestão e Difusão de Biociências). Realizou estágio pós-doutoral como Visiting Fellow na Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica), por meio do programa de bolsas do Coimbra Group (2009), voltado a jovens pesquisadores latino-americanos. Em 2020, foi contemplado com o Altmetric Research Award for Promising Altmetrics Research, em coautoria com Elaine Rabello. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Ciência da Informação, com ênfase em Estudos Métricos da Informação (Cientometria, Webometria, Altmetria e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação), Métodos Digitais, Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (STS), Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Blockchain. Atua também em Divulgação Científica e Comunicação em Saúde, com foco em internet e mídias sociais.
COORDENADOR DA COEPI
Ricardo Medeiros Pimenta
Telefone: (21) 3873-9450
E-mail: ricardopimenta@ibict.br
Pesquisador nível 2 do CNPq (bolsa de produtividade), é pesquisador titular do Ibict, onde atua como Coordenador de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia (COEPI). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/Ibict) e docente no Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Periferias da Universidade Santa Úrsula (USU). É historiador, graduado em 2003 pela Universidade Gama Filho (UGF), com especialização em História do Brasil (2005) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui mestrado em Memória Social e Documento (2006) e doutorado em Memória Social (2010), ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com estágio doutoral realizado entre 2007 e 2008 na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França. Realizou pós-doutorado no Programa Avançado em Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), entre 2016 e 2017. É líder do Grupo de Pesquisa "Digitalidades da Informação e do Conhecimento nas Humanidades", registrado no diretório do CNPq, e coordena o Laboratório em Rede de Humanidades Digitais do Ibict (LARHUD/COEPI/Ibict).
Analista em Ciência e Tecnologia do Ibict, onde atua como coordenador de Administração. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Brasília (1986) e Publicidade (1988) com especialização em Marketing para o Setor Público pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou em publicidade na agência DQV em Brasília e na área de jornalismo na revista IstoÉ e Jornal de Brasília. Foi CEO da agência de comunicação Armazém Digital de 1997 a 2014. Atuou no projeto Informação Tecnológica no Brasil (ITBr) e coordena o projeto Arquivo em Foco.
RESPONSÁVEL PELA DIMPA
Antônia de Maria Alves de Sousa
Telefone: (61) 3217-6412
E-mail: tonia@ibict.br
Servidora do Ibict desde 1989, atua na área de licitações e contratos, com ampla experiência na condução de processos licitatórios em diversas modalidades, especialmente na modalidade de Pregão. É graduada em Administração e possui sólida formação complementar, com diversos cursos de capacitação e aperfeiçoamento realizados em instituições como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Secretaria de Controle Interno do MCTI, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a ELO Consultoria Empresarial, a Herkenhoff & Prates Tecnologia e Desenvolvimento, a Zenite Consultoria Jurídica e a BAC Eventos. Participou de treinamentos e fóruns ministrados por especialistas renomados. Destaca-se também sua participação no Simpósio Regional de Licitações, Contratos e Controle dos Atos Administrativos, promovido pelo Núcleo de Assessoramento Jurídico (NAJ/RJ) e pela Escola da Advocacia-Geral da União. Além disso, participou de diversos seminários e cursos voltados à contratação de serviços de tecnologia da informação (TI), incluindo temas como planejamento e contratação de serviços de TIC (pela Escola Superior de Redes), sistema de registro de preços e planejamento anual de contratações públicas.
Atualmente é Assistente em C & T do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase na área de material e patrimônio.
RESPONSÁVEL PELA DIOFI
Reginaldo de Araújo Silva
Telefone: (61) 3217-6119
E-mail: reginaldo@ibict.br
Especialista em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Administração pela União Pioneira de Integração Social (1991). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, Administração de Empresas, Orçamento Público e Gestão e Análise de Projetos.
Chefe da Divisão de Apoio Administrativo do Ibict, com ampla experiência na gestão de contratos administrativos, atuando em todas as etapas — da elaboração ao encerramento — com foco em análise, negociação, fiscalização e mitigação de riscos. Possui profundo conhecimento das Leis nº 8.666/93 e nº 14.133/21, além de domínio dos procedimentos de controle e fiscalização contratual. Tem habilidades consolidadas em negociação, tomada de decisão estratégica, resolução de conflitos, comunicação interpessoal, planejamento e organização de atividades, liderando equipes multidisciplinares com foco em resultados. É familiarizado com sistemas como ComprasNet, Contratos.gov.br e SCDP, utilizando essas ferramentas para otimizar a gestão administrativa e garantir o cumprimento de prazos e metas institucionais.
RESPONSÁVEL PELA SEVID
Gislaine Russo de Moraes Brito
Telefone: (61) 3217-6353
E-mail: gislainebrito@ibict.br
Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP) e possui especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Anhanguera. Atualmente, atua como servidora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), órgão de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
COORDENADOR SUBSTITUTO DA CGTI
Alexandre Faria de Oliveira
Telefone: (61) 3217-6303
E-mail: alexandreoliveira@ibict.br
Mestrando em Gestão Estratégica de Organizações, com pós-graduação em Sistemas Orientados a Objetos e graduação em Processamento de Dados, atualmente exerce a função de Coordenador-Geral de Tecnologias de Informação e Informática (CGTI) no Ibict. Lidera projetos estratégicos nas áreas de preservação digital, plano de gestão de dados, sistemas eletrônicos de gestão da informação e repositórios digitais confiáveis. É também o coordenador do Modelo de Preservação Digital Hipátia, que integra ambientes de gestão, preservação e acesso, com foco na garantia da autenticidade de documentos digitais a longo prazo. Suas contribuições se destacam no desenvolvimento e aplicação de soluções que fortalecem a preservação digital e ampliam o acesso qualificado à informação.
COORDENADOR DA COTIC
Alexandre Faria de Oliveira
Telefone: (61) 3217-6303
E-mail: alexandreoliveira@ibict.br
Mestrando em Gestão Estratégica de Organizações, com pós-graduação em Sistemas Orientados a Objetos e graduação em Processamento de Dados, atualmente exerce a função de Coordenador-Geral de Tecnologias de Informação e Informática (CGTI) no Ibict. Lidera projetos estratégicos nas áreas de preservação digital, plano de gestão de dados, sistemas eletrônicos de gestão da informação e repositórios digitais confiáveis. É também o coordenador do Modelo de Preservação Digital Hipátia, que integra ambientes de gestão, preservação e acesso, com foco na garantia da autenticidade de documentos digitais a longo prazo. Suas contribuições se destacam no desenvolvimento e aplicação de soluções que fortalecem a preservação digital e ampliam o acesso qualificado à informação.
Possui graduação em Ciências com habilitação em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e pós-graduação lato sensu em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Brasília, ambas concluídas em 1987. É mestre (2009) e doutor (2014) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, atua como Tecnólogo no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde exerce a função de Coordenador de Tecnologias para Informação (Cotec), além de ser professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
RESPONSÁVEL PELA DIRED
Rodrigo de Freitas Nogueira
Telefone: (61) 3217-6154
E-mail: rodrigobranco@ibict.br
Mestre em Ciência da Informação (2017) e graduado em Arquivologia (2013) pela Universidade de Brasília (UnB), é atualmente chefe da Divisão de Produção e Redes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Possui experiência em administração, com atuação nas áreas de gestão de sistemas, gestão patrimonial e de pessoas, além de sólida trajetória em Ciência da Informação, com ênfase em gestão e preservação de documentos digitais. Atuou como Diretor do Arquivo Central (2017–2024) e Encarregado de Proteção de Dados Pessoais (2021–2024) da UnB, além de ter sido pesquisador no projeto “Transferência de tecnologias para transparência pública do SEI-MEC” (2023–2024). Tem ampla experiência em gestão de projetos, tendo coordenado a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na UnB e atuado como palestrante e instrutor em sua implementação em diversas universidades. Possui publicações nas áreas de política arquivística, gestão de documentos, software livre, documentos fotográficos, ontologias e manuais técnicos.
RESPONSÁVEL PELA DISUP
sem responsável
Telefone: (61) 3217-6237
Possui graduação em Letras (Licenciatura Plena) pela Universidade de Brasília (1977), mestrado (1996) e doutorado (2003) em Ciência da Informação pela mesma instituição. Realizou instância formativa no Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha, no âmbito do programa Puntos de Información Cultural (P.I.C.). Em sua pesquisa de doutorado, desenvolveu a metodologia Escola Digital Integrada (EDI), voltada para a inclusão digital como ferramenta de inclusão social. Este trabalho foi o primeiro da Universidade de Brasília a se transformar em política pública, por meio da Lei nº 3.275 do Governo do Distrito Federal, que tornou obrigatória sua aplicação no ensino público. A metodologia recebeu reconhecimento internacional e foi premiada. É pesquisadora de carreira da Embrapa, na área de Informação Tecnológica, atualmente cedida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde atuou como Coordenadora-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos (CGPD) e, posteriormente, como Diretora do Ibict. Tem ampla experiência em Ciência da Informação, com ênfase na aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para soluções informacionais em diversas áreas como inclusão digital, inclusão social, gestão da informação, ciência da informação, gestão do conhecimento e inovação.
COORDENADOR DA CGIC
Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo
Telefone: (61) 3217-6449
E-mail: washingtonsegundo@ibict.br
Doutor e mestre em Informática pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche no King’s College London, e possui graduação em Matemática (bacharelado e licenciatura) pela mesma instituição. Atualmente, é Coordenador-Geral de Informação Científica e Tecnológica no Ibict, onde lidera projetos estratégicos voltados à Ciência Aberta, interoperabilidade de sistemas, repositórios digitais e gestão de dados científicos. Entre suas principais contribuições estão a coordenação do Oasisbr, portal de acesso aberto à produção científica nacional; da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); e da Rede dARK, sistema descentralizado de identificadores persistentes baseado em blockchain. Também é responsável pelo BrCris, sistema de integração e visualização de dados de pesquisa no Brasil, e pelo projeto Laguna, que propõe a criação de um lago de dados científicos de acesso aberto. É autor de diversos artigos acadêmicos nas áreas de métodos formais em computação, repositórios digitais e Ciência Aberta, com foco em tecnologias que promovem a visibilidade, o acesso e a integridade da produção científica brasileira.
Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2005), é Analista em Ciência e Tecnologia no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde atua como Coordenador de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica. Desenvolve e coordena pesquisas aplicadas nas áreas de Ciência da Informação, Ciência Aberta, Informação para a Sustentabilidade e Informação Tecnológica, com foco na gestão, análise e disseminação do conhecimento científico e tecnológico.
COORDENADORA DA COIND
Leda Cardoso Sampson Pinto
Telefone: (61) 3217-6386
E-mail: ledapinto@ibict.br
Graduada em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestre em Astronomia pelo Observatório Nacional (2003) e Ph.D. pela Universidade de Cambridge (2007). Servidora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) de 2009 a 2020, atuou na formulação, execução e acompanhamento de políticas públicas voltadas à popularização da ciência e à inclusão social, com foco na análise e gestão de projetos. Durante esse período, exerceu os cargos de Coordenadora de Projetos e Espaços de Divulgação Científica e de Coordenadora-Geral Substituta de Popularização e Divulgação da Ciência (entre dezembro de 2016 e outubro de 2018). Desde 2020, integra o Ibict, onde inicialmente assumiu a coordenação do Canal Ciência, serviço de divulgação científica da instituição. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenadora de Inclusão Informacional e Divulgação de Ciência e Tecnologia, sendo responsável pela coordenação de projetos e pesquisas na área, pela produção e atualização de conteúdos no portal Canal Ciência, pela organização de atividades presenciais e pela representação institucional em eventos.
COORDENADORA DA COTEA
Silvana Ap. Borsetti Gregório Vidotti
Telefone: (61) 3217-6156
E-mail: silvanavidotti@ibict.br
Doutora em Educação pela UNESP (2001), mestre em Ciência da Computação pela USP (1993), especialista em Ciência da Computação (1987) e graduada em Matemática pela UNESP (1986). Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), no Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências (Campus de Marília), atua nos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e nos programas de mestrado e doutorado em Ciência da Informação. Desde 2024, é Coordenadora de Tecnologias Aplicadas (COTEA) do Ibict. Coordena também o Repositório Institucional Unesp, o Portal Docente e o Comitê Gestor de Acesso Aberto da Unesp. Lidera o Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI) e integra outros grupos de pesquisa em instituições como UFPB, UFRN e Ibict, com destaque para os temas de tecnologias da informação e comunicação, arquitetura da informação digital, acessibilidade, usabilidade, experiência do usuário, Princípios FAIR e CARE. Participa de projetos estratégicos do Ibict, como Preservação da Memória Indígena e iniciativas voltadas à governança de dados e acesso aberto à informação científica. É coordenadora do projeto “Arquitetura de Dados da Avaliação da Pós-Graduação Brasileira” (financiado pela CAPES/RNP), membro do Comitê Gestor do Programa GoPG (CAPES) e representante da sociedade civil no 6º Plano de Ação Nacional da Parceria para Governo Aberto. Atua também como coordenadora do pilar GO-CHANGE na iniciativa Go FAIR Brasil, integrando a Rede de Integração Acadêmico-Científica da Pós-Graduação (RICA-PG).
RESPONSÁVEL PELA DIPCT
Paulo Monteiro Vieira Braga Barone
Telefone: (61) 3217-6360
E-mail: paulobarone@ibict.br
Bacharel em Física e em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre e doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, possui ampla experiência na área de estrutura eletrônica de moléculas bioativas e de nanodispositivos, bem como em temas relacionados à gestão e avaliação educacional. Atuou como Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, foi Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação por três mandatos, tendo exercido também a presidência da Câmara. Trabalhou como assessor parlamentar no Senado Federal. Atualmente, integra o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde contribui com sua experiência em políticas públicas e educação superior.
RESPONSÁVEL PELA DINOV
Benício Mendes Teixeira Júnior
Telefone: (61) 3217-6146
E-mail: benicio@ibict.br
Graduado em Sistemas de Informação pela União Educacional de Brasília (1997) e em Direito pela Faculdade Fortium (2014). Atua como Tecnologista no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde ocupa o cargo de Chefe da Divisão de Projetos de Inovação. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em inovação tecnológica e no desenvolvimento de projetos voltados à gestão e disseminação de informação científica e tecnológica.
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2022), Mestre em Gestão da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2010), especialista em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos pela Universidade Estadual de Londrina (2005), bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2023, na área de avaliação: Informação e Comunicação. Bibliotecária na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atualmente cedida ao Ibict. Pesquisadora da Rede de Integração Acadêmico-Científica da Pós-Graduação (RICA-PG), por meio do Projeto "Arquitetura de Dados da Avaliação da Pós-Graduação brasileira no contexto da CAPES" (início: 2023). Atua na área de Ciência da Informação, principalmente nos seguintes temas: informação e tecnologia, arquitetura de dados, ecologia complexa de dados, integração e interoperabilidade de dados, arquitetura da informação, comunicação científica, acesso aberto, ciência aberta, repositórios digitais, periódicos científicos, dados abertos, dados de pesquisa.