O Ibict é um dos mais novos integrantes da Rede Blockchain Brasil (RBB), No início de 2025, o Ibict implantou seus primeiros nós na rede de testes da RBB. Em julho, avançou ao colocar nós em operação no ambiente de produção, com capacidade para validar transações. Essa conexão permite ao Ibict utilizar a infraestrutura da RBB para desenvolver e implementar aplicações de interesse público que se beneficiam da tecnologia blockchain.
Agosto
Com apoio do Ibict e de outras instituições, a cidade busca sediar o evento mais relevante do cenário global da biblioteconomia e da ciência da informação.
Resultados finais do Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação já estão disponíveis
Inscrições para os três novos cursos estarão abertas a partir do dia 4 de agosto
Evento reuniu especialistas, estudantes e gestores para debater os desafios da desinformação no campo científico
Transmissão com a participação do Dr. Fausto Morais ocorre na quarta, 6 de agosto, às 16h. Live debate como garantir os direitos fundamentais em um contexto transformado pelas IAs
Evento reuniu especialistas para discutir estratégias de inclusão, inovação e geração de renda por meio da tecnologia social
O evento vai apresentar os resultados do projeto de pesquisa realizado em parceria entre o Ibict e o Ibram, que teve como foco o desenvolvimento de um sistema integrado para bibliotecas de museus.
A cerimônia de premiação ocorrerá em Palmas (TO), no dia 5 de dezembro de 2025
Direcionada a profissionais de bibliotecas, a oficina vai permitir ao participante entender o padrão RDA, os modelos conceituais e sua aplicação no MARC21.
O evento reuniu representantes das bibliotecas das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para reunião de planejamento interno da Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa do MCTI (RBP). O principal objetivo foi fortalecer a colaboração e a atuação sistêmica entre as bibliotecas das Unidades de Pesquisa. No dia 13, haverá um seminário online e aberto ao público, com palestras sobre os temas "Biblioteca, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação".
A partir de exemplos e discussões com especialistas e divulgadores científicos, esta edição do webinário vai mostrar como a comunicação é aliada da ciência cidadã
Evento integra o Agosto Lilás e propõe debates e ações de conscientização sobre violências contra as mulheres
A conversa foi gravada durante o VII Simpósio Nacional de Preservação Digital (SINPRED), realizado em Fortaleza (CE) em junho de 2025
Durante a reunião, foram apresentados os detalhes para a instauração, em Marília, de iniciativas que permitirão o desenvolvimento e a execução de projetos estratégicos
Com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, o evento apresentou o projeto de pesquisa que resultou em um sistema integrado para as bibliotecas de museus, fruto da colaboração entre o Ibict e o Ibram.
O encontro contará com a participação de Miguel Ángel Márdero Arellano, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana)
Durante o Seminário, foram apresentados 28 pôsteres acadêmicos que abordam temas diversos e atuais
Durante a palestra, o coordenador apresentará o programa LOCKSS
O evento reuniu especialistas e líderes de fundações de todo o Brasil para debater, trocar experiências e propor soluções para fortalecer suas instituições. Márcio Canedo, pesquisador do Ibict e coordenador da rede EEN Brasil, participou do painel que discutiu experiências exitosas em patentes e inovação tecnológica.