Notícias
Ibict marca presença em seminário sobre desinformação nas áreas de saúde, educação e comunicação
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou ativamente do Seminário Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções Contra a Desinformação, realizado de 29 a 31 de julho, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. O evento, promovido pela Fiocruz, por meio do Instituto Gonçalo Moniz (IGM-Fiocruz Bahia), e pelas universidades UFBA, Uneb e UFF, reuniu especialistas, estudantes e gestores para debater os desafios da desinformação no campo científico e da saúde.
Com o objetivo de promover reflexões críticas e propor estratégias interdisciplinares de enfrentamento à desinformação considerando os saberes de povos e comunidades tradicionais, o seminário contou com mais de 400 participantes de todas as regiões do país, mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais, e a apresentação de 103 trabalhos acadêmicos.
Marco Schneider, pesquisador do Ibict e professor da UFF, participou da Conferência de Abertura, no dia 29 de julho, com o tema "Desafios contemporâneos no enfrentamento à desinformação", sob a mediação da professora Thaiane Oliveira (UFF). No dia 30 de julho, o diretor do Ibict, Tiago Braga, integrou a Mesa-Redonda 1: "Experiências institucionais e promoção da integridade da informação", ao lado de especialistas da UFMG, Fiocruz e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR).
Ainda no dia 30, o pesquisador e professor Arthur Coelho Bezerra, participou da Mesa-Redonda 9: "Regulação e atuação das plataformas digitais", em diálogo com representantes da UFABC e UFBA. Durante o evento, o pesquisador também lançou o livro “Miséria da informação: Dilemas Éticos da Era Digital” (Editora Garamond, 2024), que está entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, no eixo Ciência e Cultura.
O seminário ofereceu uma programação ampla e integrada, com mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas, apresentações de pôsteres, grupos de trabalho, além do lançamento de livros e sessões de autógrafos. A proposta do evento foi criar um espaço de aprendizado colaborativo e interdisciplinar, valorizando as contribuições de diversos campos do conhecimento para a promoção da integridade da informação.
A iniciativa contou com apoio da Fiotec, CNPq, Fapesb, SECTI-BA, Ministério da Saúde, Fiocruz Brasília e do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (CIDACS/Fiocruz Bahia).