Notícias
Curitiba recebe primeiro Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública
Nos dias 20 e 21 de outubro, o Infosfera 2025 reunirá acadêmicos e profissionais para debater inovação e boas práticas em gestão da informação no setor público brasileiro. Submissão de trabalhos científicos segue até o dia 5 de setembro.
Com o tema “Disseminação de Boas Práticas da Gestão da Informação na Esfera Pública”, Curitiba (PR) recebe, nos dias 20 e 21 de outubro, o primeiro Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública – o Infosfera 2025. O evento reunirá acadêmicos, gestores públicos, formuladores de políticas e técnicos especializados para debater as principais inovações e desafios do setor. As submissões e inscrições já estão abertas. Inscreva-se!
Com uma programação interdisciplinar, o congresso vai debater as possibilidades de aplicação do conhecimento em gestão da informação no setor público brasileiro. O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão sobre os desafios contemporâneos da gestão informacional e as oportunidades de inovação no setor. Além disso, o encontro busca explorar práticas inovadoras de captação, organização, difusão e uso de informações no setor público; promover a interação de gestores, formuladores de políticas, técnicos e acadêmicos; e fomentar redes colaborativas que fortaleçam a interdisciplinaridade na área.
O Infosfera 2025 integra a iniciativa “Infosfera”, coordenada pelo núcleo Infojus – Informação, Direito e Sociedade – da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Congresso está estruturado em três grandes eixos: o evento acadêmico, com apresentação de pesquisas e estudos; o evento profissional, com painéis e experiências práticas; e o Prêmio Infosfera, que reconhece boas práticas na área da gestão da informação pública. A programação completa está disponível para consulta na página do evento: infoesfera.inf.br/infoesfera2025/.
Submissão de trabalhos científicos
Até 5 de setembro, está aberto o prazo para submissão de resumos expandidos que apresentem pesquisas empíricas ou teóricas concluídas ou em desenvolvimento. Pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais da área estão convidados a contribuir com estudos aplicados, análises institucionais e pesquisas interdisciplinares.
Os resumos devem estar relacionados a um dos temas de interesse do evento, como: transparência digital, governança eletrônica, segurança cibernética, memória institucional, inteligência artificial e de dados públicos, inclusão digital e acessibilidade, gestão do conhecimento e de documentos arquivísticos digitais, inovação e observatórios de dados institucionais, entre outros. Os interessados devem submeter seu trabalho por meio da plataforma de submissão disponível no site. Clique aqui para acessar.
Os resumos serão avaliados por uma comissão científica composta por docentes e especialistas de diversas instituições brasileiras. Os trabalhos selecionados serão apresentados no dia 20 e na manhã do dia 21 de outubro. Neste módulo acadêmico, também haverá o “Painel sobre Tendências e Fronteiras da Pesquisa em Gestão da Informação Pública”.
Módulo profissional
A tarde do dia 21 de outubro será dedicada ao módulo profissional, voltado à apresentação de boas práticas, casos de sucesso e soluções inovadoras implementadas em instituições públicas brasileiras. Na ocasião, haverá dois painéis temáticos com especialistas, que tratarão do valor da gestão informacional na esfera pública e da transformação digital na Administração Pública”.
Com essa programação, o Infosfera 2025 busca aproximar o conhecimento acadêmico da realidade prática da gestão pública. Esse intercâmbio entre academia e setor público visa estimular a transposição do conhecimento científico para a prática institucional, fortalecendo uma cultura de aprendizado e colaboração entre os diferentes níveis de governo.
Prêmio Infosfera 2025
Na noite do último dia do evento, acontecerá a cerimônia de entrega do Prêmio Infosfera 2025, que tem como propósito reconhecer e valorizar iniciativas que se destacam na implementação de boas práticas em gestão da informação na esfera pública.
O prêmio será concedido a instituições públicas que demonstrem inovação, impacto positivo, replicabilidade e alinhamento com os princípios da transparência, governança e responsabilidade institucional. O prazo para a submissão das iniciativas será aberto em 25 de agosto. Os projetos premiados serão divulgados durante a cerimônia solene e serão publicados na “Plataforma de Boas Práticas”. Clique aqui e saiba mais.
Organização e parceiros
O Infosfera 2025 é uma realização do Núcleo de Pesquisa em Informação, Direito e Sociedade (Infojus) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com diversas instituições acadêmicas e órgãos públicos que atuam na área da gestão da informação.
Entre os parceiros institucionais estão o Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da UFPR, o Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública (PGAP) da Universidade de Brasília, o Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (Ibict), o Ministério Público do Estado do Paraná, a Câmara Municipal de Curitiba, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Sebrae-PR.
Serviço
Infosfera 2025 – Congresso de Gestão da Informação na Esfera Pública
Data: 20 e 21 de outubro de 2025, na UFPR (Setor de Ciências Sociais Aplicadas | Curitiba – PR)
Inscrição: até 30 de setembro (congressistas autores ou coautores de resumos selecionados) | até 17 de outubro (público em geral). Inscreva-se!
Submissão de resumos: até 5 de setembro.
Submissão de boas práticas: de 25 de agosto a 30 de setembro
Site oficial: infosfera.inf.br/infosfera2025/
Contato: contato@infosfera.inf.br