Notícias
Brasília recebe delegação da IFLA em visita técnica para candidatura ao WLIC 2027
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), liderou a organização da visita técnica da delegação da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) à Brasília. A visita faz parte do processo de avaliação da candidatura da capital federal para sediar o Congresso Mundial de Bibliotecas e Informação (WLIC) em 2027, ano em que a IFLA comemora seu centenário.
Concorrendo com Londres, Brasília busca sediar o evento mais relevante do cenário global da biblioteconomia e da ciência da informação. À frente da proposta brasileira, o Ibict coordena os trabalhos do Comitê Nacional Provisório e tem atuado de forma estratégica na articulação institucional e na construção da candidatura, que está em andamento há dois anos.
Durante uma semana, os representantes da IFLA participaram de reuniões com autoridades locais, instituições apoiadoras e conheceram os principais espaços culturais e de eventos da cidade. A comitiva internacional foi composta por Alain Zayan, diretor de Eventos da IFLA; Roberta Odebrecht, gerente da KIT Eventos; e Alejandro Santa, membro da Junta de Governo da IFLA. Todos os encontros e deslocamentos foram planejados em parceria com o Ibict, que também acompanhou toda a missão técnica para garantir que os requisitos da Federação fossem plenamente atendidos.
A programação incluiu visitas ao Ibict, à sede da Unesco no Brasil, à Biblioteca da Câmara dos Deputados e ao Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), avaliado como o local para a realização do Congresso. Os membros da delegação também participaram de reuniões com o Governo do DF, com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e diversas instituições que manifestaram apoio institucional e financeiro à proposta.
Segundo o diretor do Ibict, Tiago Braga, a expectativa em relação à candidatura é bastante positiva. “O Ibict apresentou a proposta oficial à IFLA e já estamos trabalhando há dois anos nessa candidatura. Estamos muito confiantes de que a nossa proposta é a melhor para esse evento, em que poderemos discutir toda a perspectiva da integridade da informação e da informação como matéria-prima para o desenvolvimento do país. Além disso, destacamos o apoio de várias instituições do poder executivo local”, afirmou.
Para o consultor e pesquisador do Ibict, Ricardo Rodrigues, coordenador do Comitê Nacional Provisório, a cidade foi elogiada pela comissão. “A proposta brasileira foi aprovada na primeira etapa, após o envio de informações complementares. Durante a visita técnica, a comissão conheceu diferentes aspectos sociais da cidade, avaliou segurança, mobilidade, turismo, rede hoteleira e espaços para eventos. Brasília foi muito bem avaliada, especialmente pelo custo-benefício dos hotéis, que se mostraram mais acessíveis do que os de Londres, e pela excelência do CICB, considerado ideal para eventos de grande porte”, destacou.
Além das visitas técnicas, a delegação percorreu pontos turísticos e culturais de Brasília para conhecer a vivência da cidade e compreender como o cotidiano urbano poderá impactar positivamente na experiência dos participantes do congresso. O resultado da candidatura deverá ser divulgado pela IFLA nos próximos meses. Caso Brasília seja escolhida, esta será a primeira vez que o Brasil sediará o WLIC, marcando uma conquista histórica para a biblioteconomia nacional e reforçando o protagonismo do país nas discussões globais sobre acesso à informação, inclusão digital e desenvolvimento sustentável.