Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Atuação
    • Pesquisas em Ciência da Informação
    • Pesquisa Serviços e Iniciativas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional - Organograma
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é quem
      • Ex Diretores(as)
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Missão
      • Histórico
      • Logomarca
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano anual de atividades de auditoria interna (PAINT)
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
      • Principais ações de supervisão, controle e correição
    • Convênios e Transferências
      • Termos de Execução Descentralizadas (TED)
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Acesso à Informação (SIC)
      • Apresentação
      • Formulários eletrônicos
      • Relatórios
      • Contato
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Ibict
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Prestação de Contas
    • Oportunidades
      • Concursos Ibict
      • Projetos com Fundação de Apoio
      • PIBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
      • Prodoc
  • Composição
    • Quem é quem
    • PPGCI
    • CTC
    • Grupos de Trabalho
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Eventos
    • Redes Sociais
    • Imprensa
    • Publicações
      • Anais do Colóquio
      • Catálogo de Publicações
      • Ciência da Informação
      • Classificação Decimal Universal (CDU)
      • Inclusão Social
      • Liinc em Revista
      • Logeion: Filosofia da Informação
      • Monitoramento em CI
      • P2P e Inovação
      • Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação
  • Canais de Atendimento
  • FAQ
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Central de Conteúdos Notícias 2023 Outubro O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participa da 20ª SNCT que acontece em Brasília (DF)
Info

Notícias

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participa da 20ª SNCT que acontece em Brasília (DF)

A abertura oficial da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi feita pela ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no dia 17/10, no auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 18/10/2023 14h44 Atualizado em 18/10/2023 18h04
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participa da 20ª SNCT que acontece em Brasília (DF)

A abertura oficial da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi feita pela ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no dia 17/10, no auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

A abertura oficial da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi feita pela ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no dia 17/10, no auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento contou com a presença do diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Tiago Braga, dos ministros da Educação, Camilo Santana, do Meio Ambiente, Marina Silva, da Saúde, Nísia Trindade, e das Comunicações, Juscelino Filho, além de várias autoridades de Brasília.

Durante a cerimônia de abertura da 20ª SNCT, a ministra Luciana Santos anunciou um investimento de R$ 100 milhões em ações de popularização da ciência em 2023. “Desejamos uma sociedade democrática e, portanto, vamos investir esses recursos em ações de popularização da ciência”, frisou a ministra, lembrando que “esse é o maior investimento já realizado para aproximar a ciência da sociedade”.

A ministra Luciana Santos enfatizou que é uma alegria muito grande participar da 20ª SNCT. “Quero mais uma vez falar dessa alegria, porque esse evento foi construído com o apoio de muita gente e que mobiliza o papel da população em torno da ciência, como uma ferramenta para a geração de valor, de inovação e de soluções para os nossos desafios, de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida do nosso povo”.

Para a ministra, a ciência não está distante de nós e não é algo complicado, mas está em tudo e existe para encontrar repostas para os problemas do nosso tempo e, principalmente, cuidar das pessoas. “Nós não queremos que a ciência seja um assunto de poucos, que fique restrita às universidades e às instituições de pesquisa”, explicou a ministra, lembrando que o objetivo do evento é, também, aproximar as pessoas do fazer científico, além de despertar o interesse sobre a ciência, desde a infância.

Na opinião do diretor do Ibict, Tiago Braga, a 20ª SNCT “é um evento marcante porque potencializa a atuação da pesquisa brasileira, principalmente, das unidades de pesquisa do MCTI e das diversas outras instituições que fazem pesquisa no Brasil”. Tiago Braga lembrou que para esse ano, existe uma expectativa “muito boa para a área da ciência, em razão da retomada da ciência brasileira, da recomposição do orçamento, do descontingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e da autorização para a formação de novos quadros na pesquisa, através de concurso público.

O diretor do Ibict acrescentou ainda que a 20ª SNCT é o momento para que o instituto entre em contato com a sociedade e mostre o trabalho que vem desenvolvendo para a sociedade. “É um grande momento da nossa instituição fazer esse vínculo direto com a sociedade brasileira como um todo e que já se beneficia muito das pesquisas do Ibict, mas muitas vezes sem saber como a gente lida com a informação”, disse Tiago Braga ressaltando sobre a importância de eventos como a 20ª SNCT onde possibilita mais contato com a sociedade brasileira.

A pesquisadora e coordenadora do Canal Ciência, Leda Cardoso Sampson, definiu a 20ª SNCT como mais uma “oportunidade de estreitar relacionamento com o público e mais um espaço de divulgação dos serviços de excelência desenvolvidos pelo instituto”.

Paulo Baroni, assessor da diretoria do Ibict, considera a 20ª SNCT mais “uma oportunidade de se relacionar com o público e mostrar as pesquisas desenvolvidas pelo instituto”.

Saiba mais sobre a 20ª SNCT

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece entre os dias 14 e 20 de outubro de 2023, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Em Brasília, as atividades prosseguem até o dia 22 de outubro. O evento é organizado pelo MCTI e o tema deste ano é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” que faz referência ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável definido pela Organização das Nações Unidas e a Unesco.

Saiba mais sobre a programação do Ibict na da 20ª SNCT

De acordo com a pesquisadora e coordenadora do Canal Ciência, Leda Cardoso Sampson Pinto, haverá muitas atividades interessantes no estande, como os jogos do Canal Ciência; as oficinas de xilogravura e de dobradura; os cordéis da série Notáveis; as oficinas de competência em informação, encartes e utilização de jogos no contexto escolar; além da nova ferramenta Nice de inteligência artificial dos Notáveis, entre outras coisas.

Na ocasião, será lançado o perfil do ex-diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ronald Cintra Shellard, na Galeria de Notáveis Cientistas Brasileiros do Canal Ciência.

Foto: Equipe do Canal Ciência/Ibict

Ciência e Tecnologia
Tags: 20ª SNCT - IbictMCTI - Ibict
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Atuação
    • Pesquisas em Ciência da Informação
    • Pesquisa Serviços e Iniciativas
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional - Organograma
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é quem
      • Ex Diretores(as)
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Missão
      • Histórico
      • Logomarca
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços
      • Concessões de recursos financeiros ou renúncias de receitas
      • Governança
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano anual de atividades de auditoria interna (PAINT)
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
      • Principais ações de supervisão, controle e correição
    • Convênios e Transferências
      • Termos de Execução Descentralizadas (TED)
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Acesso à Informação (SIC)
      • Apresentação
      • Formulários eletrônicos
      • Relatórios
      • Contato
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Ibict
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Prestação de Contas
    • Oportunidades
      • Concursos Ibict
      • Projetos com Fundação de Apoio
      • PIBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
      • Prodoc
  • Composição
    • Quem é quem
    • PPGCI
    • CTC
    • Grupos de Trabalho
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Eventos
    • Redes Sociais
    • Imprensa
    • Publicações
      • Anais do Colóquio
      • Catálogo de Publicações
      • Ciência da Informação
      • Classificação Decimal Universal (CDU)
      • Inclusão Social
      • Liinc em Revista
      • Logeion: Filosofia da Informação
      • Monitoramento em CI
      • P2P e Inovação
      • Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação
  • Canais de Atendimento
  • FAQ
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca