SOBRE OS CADERNOS DE POLÍTICA EXTERIOR
Missão
Contribuir para a construção inclusiva do pensamento sobre política externa a partir da visão de diplomatas, acadêmicos e especialistas com vistas a enriquecer a discussão no espaço público, e estímulo à reflexão e ao debate.
Objetivos
Eixos temáticos
O Cadernos de Política Exterior publica artigos sobre os seguintes temas: relações internacionais e política externa brasileira.
Público Alvo
Diplomatas, acadêmicos; especialistas; pesquisadores; agentes públicos lato sensu; sociedade civil e demais interessados em debater relações internacionais e política externa brasileira.
Periodicidade
O Cadernos de Política Exterior é uma publicação semestral organizada pelo Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) e editada pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG). Além das duas edições anuais, eventualmente se publicam edições especiais.
Nota: a periodicidade da publicação se mantém ao longo dos 8 anos de existência. Além disso, desde a primeira edição, apresenta-se na forma impressa e disponibilizada eletronicamente na página oficial da FUNAG – Biblioteca Digital.
Política de Acesso Livre
O periódico oferece acesso livre, integral e imediato ao seu conteúdo, adotando o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior amplitude à democratização mundial do conhecimento.
Política de Preservação Digital
O Cadernos de Política Exterior é preservada nos seguintes serviços: Biblioteca Nacional do Brasil (BN); e Biblioteca Digital da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG).
Normas para referências bibliográficas
Os Cadernos de Política Exterior seguem o padrão estabelecido pela ABNT para os textos escritos em língua portuguesa, sendo sugerido o uso das normas Chicago para os artigos escritos em língua estrangeira, como inglês e espanhol.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades.
Política de Acesso Livre, Gratuidade da Publicação e Licenciamento
Os Cadernos de Política Exterior seguem o padrão Creative Commons (CC BY NC), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Assim, não é cobrada nenhuma taxa para publicação e nem para acessar os artigos da revista.
Os Cadernos de Política Exterior não permitem o uso ou reprodução de nenhuma parte dos artigos para treinamento de tecnologias ou sistemas de Inteligência Artificial (IA).
Do processo editorial
O processo de submissão de cada artigo encaminhado aos Cadernos de Política Exterior deverá obedecer ao seguinte fluxo:
I- análise prévia para verificar a adequação aos critérios de submissão dos Cadernos de Política Exterior, conforme divulgado no sítio dos Cadernos de Política Exterior;
II- revisão de admissão (desk review), que deverá ocorrer no prazo de 30 dias após a submissão do artigo original, a ser realizada pelo Editor-Chefe com o auxílio de membros do Corpo Editorial Científico, para definição sobre a aceitação e subsequente encaminhamento à avaliação pelo sistema blind review;
III- encaminhamento dos artigos aprovados no desk review para pareceristas sob supervisão dos Editores-Adjuntos;
IV- elaboração do parecer pelos pareceristas, que deve ocorrer no prazo de 30 dias contado do recebimento do artigo;
V- após o recebimento dos pareceres, o Editor-Adjunto os encaminhará para a análise do Editor-Chefe para formular o parecer a ser enviado ao autor;
VI- envio dos pareceres para o autor;
VII- devolução do artigo pelo autor com as reformulações ou ajustes solicitados nos pareceres, devendo o autor ajustar ou reformular o artigo em até 30 dias após o recebimento dos pareceres;
VIII- encaminhamento do artigo reformulado ou ajustado para nova avaliação do parecerista, caso este tenha solicitado, que deverá retornar a nova versão do artigo no prazo de 15 dias;
IX- definição da edição dos Cadernos de Política Exterior na qual o artigo será publicado e comunicação ao autor;
X- envio do artigo aprovado para revisão ortográfica e editoração;
XI- aprovação do texto no formato final, diagramado para publicação.
Os prazos mencionados nos incisos II, IV, VII e VIII poderão ser alterados por decisão do Editor-Chefe e Editores-Adjuntos tendo em vista a manutenção do bom fluxo editorial do periódico.
O Manual de Redação da FUNAG balizará a revisão dos artigos pelo corpo técnico do IPRI/FUNAG. Disponível em: <<http://funag.gov.br/manual/index.php?title=Manual_de_revis%C3%A3o_da_FUNAG>>
Normas de submissão
Os Cadernos de Política Exterior publicarão artigos inéditos, previamente submetidos à revisão de admissão (desk review) e posterior avaliação de dois a três pareceristas por sistema duplo cego (blind review), o qual assegura o anonimato para autores e revisores.
Mediante convite a diplomatas e especialistas, os Cadernos de Política Exterior publicarão artigos inéditos, previamente submetidos à revisão de admissão (desk review).
