Acesso aberto
A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) comprometida em fortalecer o amplo acesso ao conhecimento das relações internacionais, da política externa e da história diplomática, com visão democrática e estratégica, há mais de 20 anos, promove a disseminação irrestrita do saber por meio de sua Biblioteca Digital. Prática que converge para o Movimento de Acesso Aberto e a partir de 2020 para a política de Ciência Aberta, iniciativas globais que vão ao encontro do propósito da FUNAG de disponibilizar conteúdo científico livre e gratuito.
As premissas do Movimento de Acesso Aberto (Open Access – OA) consolidam-se a partir das Declarações de Budapeste (2002)¹; Bethesda² (Bethesda Statement on Open Access Publishing, 2003); Berlim³ (Berlim Declaration on Open Access to Knowledge in Science & Humanities, 2003) que propõem promover o acesso aberto, livre e gratuito à literatura científica, respeitando direitos autorais e definindo autorização de usos, com princípio de que o conhecimento gerado por pesquisadores e financiado, principalmente, por fundos públicos deve ser compartilhado amplamente com a sociedade.
Na mesma direção, a Ciência Aberta integra o compromisso “práticas colaborativas para a ciência e a tecnologia” definido no Plano de Ação Nacional brasileiro na Parceria para o Governo Aberto (OGP - do inglês Open Government Partnership) iniciada em 2011, cujo propósito é implementar ações que transformem a maneira para solucionar questões de interesse público, modernizar o Estado e aprimorar a democracia. Representa um modo de fazer ciência mais colaborativo, transparente e sustentável. Envida esforços para o compartilhamento de dados e informações entre a comunidade científica de diferentes países, em formato digital sem fronteiras ou barreiras financeiras ou de acesso, para favorecer descobertas e impulsionar a inovação.
Em reconhecimento à importância do acesso à informação em outubro de 2019, a 74ª Assembleia Geral da ONU proclamou o dia 28 de setembro como o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação (IDUAI, na sigla em inglês). O objetivo do dia é aumentar a conscientização sobre a necessidade de expandir as leis e políticas de acesso à informação e sua implementação efetiva.
Ao adotar políticas de Acesso Aberto, governos, instituições acadêmicas, organizações de pesquisa e cientistas democratizam a informação, incentivam a colaboração e aceleram o progresso científico. Assim, ao estabelecer como missão estratégica a difusão ampla do saber a FUNAG renova seu compromisso em fortalecer políticas de Acesso Aberto.
O conteúdo bibliográfico e de audiovisual da FUNAG está disponível na Biblioteca Digital e nas plataformas digitais, acesse e compartilhe o conhecimento das relações internacionais, da política externa e da história diplomática.
¹ Declaração de Budapeste (2002), reunião promovida pelo Open Society Institute (OSI) da Soros Foundation com o objetivo de acelerar o progresso no esforço internacional para disponibilizar gratuitamente na internet artigos de pesquisa em todas as áreas acadêmicas. Recomendações: 1) autoarquivamento (self-archiving) e 2) criação de um novo modelo de periódicos com acesso livre/aberto com conteúdo disponível gratuitamente via internet para a comunidade <<Budapest Open Access Initiative>>
² Declaração de Bethesda (Bethesda Statement on Open Access Publishing, 2003), reunião realizada no Howard Hughes Medical Institute (USA) com objetivo de delinear princípios para obter apoio formal de agências de financiamento e demais atores de comunicação científica para a publicação de resultados de pesquisa. Reforça a Declaração de Budapeste e propõe mudanças nas políticas relativas à divulgação de resultados de pesquisa << https://legacy.earlham.edu/~peters/fos/bethesda.htm>>
³ Declaração de Berlim (Berlim Declaration on Open Access to Knowledge in Science & Humanities, 2003), endossa as declarações de Budapeste e Bethesda e recomenda o uso consistente da internet para divulgação e publicação das pesquisas científicas, encorajando pesquisadores a publicar em revistas de acesso aberto <<http://oa.mpg.de/openaccess-berlin/berlindeclaration.html>>