Perguntas frequentes

Publicado em 08/11/2021 15h36 Atualizado em 08/11/2021 15h37
    • O que é a FUNAG?

      A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), instituída pelo Decreto nº 69.553, de 18 de novembro de 1971, com base na Lei nº 5.717, de 26 de outubro de 1971, é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. De acordo com o seu Estatuto, aprovado pelo Decreto nº 10.099, de 6 de novembro de 2019, e seu Regimento Interno, aprovado pela Portaria FUNAG nº 118, de 6 de dezembro de 2019, o objetivo da FUNAG, em síntese, é o de tornar-se cada vez mais útil à sociedade brasileira, por meio da difusão dos temas e da agenda da política externa brasileira, das relações internacionais e da história diplomática do Brasil.

    • Quais as atividades principais da FUNAG?

      Para cumprir sua função, a FUNAG realiza conferências, cursos, seminários, palestras e mesas-redondas nas quais especialistas, nacionais e estrangeiros, apresentam seus pontos de vista e debatem questões pertinentes à política externa brasileira e às relações internacionais. Os vídeos dos eventos da FUNAG estão disponíveis em seu canal no YouTube.

      A FUNAG ainda publica livros de autores das áreas de política externa, das relações internacionais e da história diplomática e os disponibiliza ao seu público-alvo, em especial por meio de sua Biblioteca Digital localizada no seu sítio, com acesso e download gratuitos.

    • Onde fica a FUNAG?

      A FUNAG fica na Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo II, Térreo, em Brasília. No entanto, há uma Unidade da FUNAG, o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD), localizada no Palácio Itamaraty, Avenida Marechal Floriano, 196 – Centro, no Rio de Janeiro.

    • Como ter acesso ao calendário de eventos da FUNAG?

      Os eventos previstos são informados na página principal do sítio da FUNAG. Caso queira receber convites por e-mail, clique aqui e preencha o seu cadastro.

    • Participei de um evento da FUNAG. Como obter o certificado?

      Entre em contato com a FUNAG por meio do endereço projetos@funag.gov.br ou acesse o Protocolo Digital da Fundação.