Notícias
Visita ao Japão – Instituto de Assuntos Internacionais do Japão (JIIA)
Seminário promovido pelo Instituto de Assuntos Internacionais do Japão (JIIA) e visita institucional, em Tóquio.
Entre os dias 18 e 28 de setembro de 2025, o Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) da FUNAG, Ministro Almir Lima Nascimento, a convite do governo japonês, realizou viagem institucional ao Japão, com o objetivo de ampliar a interlocução com a comunidade acadêmica, de pesquisa e think tanks. A viagem ocorreu no contexto da comemoração dos 130 anos de relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil, que, na visão do Diretor do IPRI, é um marco para o aprofundamento da cooperação bilateral, especialmente nas áreas de inovação, sustentabilidade e governança global.
Em Tóquio foi realizada uma mesa-redonda promovida pelo Instituto de Assuntos Internacionais do Japão (JIIA). A atividade teve como tema o “Fortalecimento do Multilateralismo e a Defesa do Estado de Direito no Atual Contexto Internacional” e contou com a presença de autoridades, acadêmicos e especialistas em Relações Internacionais. Durante sua intervenção, o Diretor do IPRI destacou a importância de promover um diálogo equilibrado entre as nações, reafirmando o compromisso do Brasil com a construção de um sistema internacional mais justo e inclusivo, no qual as vozes dos países em desenvolvimento sejam respeitadas.
No decorrer da visita a Tóquio, o Diretor do IPRI realizou visitas institucionais à Sophia University, ao Ministry of Foreign Affairs of Japan (Gaimusho), ao Ministry of Defense, ao National Museum of Territory and Sovereignty e ao Asian Development Bank. As atividades proporcionaram espaço de diálogo sobre a posição do Japão diante de temas centrais da agenda internacional.
Além das atividades institucionais, o Diretor conheceu importantes espaços culturais e históricos do Japão. Entre as experiências culturais, conheceu o Museu da Migração Japonesa no Exterior, lugar estimula a reflexão sobre a relevância da preservação da memória histórica para o fortalecimento dos laços humanos e da compreensão mútua entre os países. Visitou o Parque do Castelo de Osaka, símbolo da cidade que reflete a integração entre tradição e inovação, e a exposição universal - Expo 2025 Osaka-Kansai, “Projetando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”. Em Hiroshima, no Genbaku Dome, memorial que representa a resiliência do povo japonês após o bombardeio de 1945, encontrou-se com Teruko Yahata, uma hibakusha (sobrevivente do bombardeio atômico), cuja história de superação e reconstrução reforça a mensagem de paz e solidariedade internacional. Por fim, visitou o Santuário de Itsukushima, em Miyajima, patrimônio cultural que simboliza a união entre tradição, fé e paisagem.