Notícias
FUNAG publica livro que revela as raízes ideológicas e políticas da diplomacia do Brasil no século XIX
A Fundação Alexandre de Gusmão acaba de publicar o livro Formação do pensamento internacional brasileiro: liberais e conservadores na construção diplomática do Brasil (1822-1889), do pesquisador e professor Elizeu Santiago Tavares de Sousa. A obra explora as diversas correntes de pensamento que moldaram a política externa do Brasil no século XIX, tendo como destaque as disputas entre liberais e conservadores e como as disputas entre esses grupos se refletiram em diferentes visões sobre o papel do país no mundo.
O autor analisa a interação entre a tradição do Império português e as novas ideias da época, revelando as complexidades e contradições do pensamento internacional brasileiro. Elizeu também demonstra como as ações dos agentes políticos, suas ambições e ideologias se conectavam com as estruturas de poder e legados históricos, influenciando decisões importantes para o Brasil.
A publicação está disponível gratuitamente na biblioteca digital da FUNAG. A versão impressa pode ser adquirida na loja virtual.
