Notícias

INFRAESTRUTURA

DNIT reconstrói a IP4 de Turiaçú (MA)

A instalação encontrava-se fora de operação desde 2015
Publicado em 30/06/2020 16h32 Atualizado em 30/06/2020 16h33
37e0c776-7079-496c-8d80-32498f1e0234.JPG

Atendendo a uma das prioridades do Ministério da Infraestrutura, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) reconstruiu a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) do município de Turiaçú, no Maranhão. O local encontrava-se fora de operação desde 2015.
As equipes da Autarquia realizaram reconstrução quase total do empreendimento. Em 2015, ocorreu um acidente, com a colisão de embarcação na estrutura do porto, causado por uma grande maré. Isso comprometeu toda a superestrutura do local.
A IP4 de Turiaçú é operada pelo município e tem importância fundamental nas operações de embarque e de desembarque de cargas em geral e também de passageiros. A estrutura permite, assim, acesso a bens, a serviços, inclusive profissionais de saúde, e mercadorias diversas.
SNV - As Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4’s) são construídas pelo DNIT. Essas instalações têm que satisfazer requisitos de eficiência, segurança, atendimento ao interesse público, conforto e preservação do meio ambiente. Além disso, precisam constar no Sistema Nacional de Viação (SNV), operar exclusivamente com embarcações de navegação interior e estar fora da poligonal do porto organizado.
O projeto IP4 visa implantar infraestrutura portuária com o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida da população. Sua estrutura é totalmente simplificada e se equivale a uma pequena rodoviária às margens do rio.
Coordenação-Geral de Comunicação Social - DNIT