Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Cultura Viva
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Acompanhe os Canais de Cultura
    • Cursos e Capacitações
      • Cursos Abertos
      • Cursos em Execução / Finalizados
    • Editais
      • Editais Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Editais Diversos - Ministério da Cultura
    • Eventos
    • Notícias
    • Cultura Viva 20 anos
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a Cultura Viva
      • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
  • Biblioteca Cultura Viva
    • Acervo Documental PNCV
    • Galeria de Fotos
    • Identidade Visual
      • PNCV 2025
      • 6ª Teia Nacional
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
    • Normativos
    • Consórcio Universitário Cultura Viva
  • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
    • Cadastre-se para ser um Ponto ou Pontão de Cultura
    • Comissão de Certificação
    • Critérios para a emissão da Certificação Simplificada
    • Funções do Cadastro Nacional
    • Mapa da Plataforma Rede Cultura Viva
    • Repositório no GitHub
  • Canais de Atendimento
    • Fala BR
    • Fale Conosco
  • Monitoramento da Política Pública
    • Indicadores PNCV
    • Pesquisa de Satisfação
    • Relatórios de Gestão
  • Rede Cultura Viva
    • Apoio à Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti SCDC/MinC nº 08/2023
      • Edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias
      • Prêmio Retomada – Diversidade Cultural / RS
    • Comissão Nacional de Pontos de Cultura - CNPdC
    • Parcerias Celebradas
    • Programa IberCultura Viva
    • Rede+Brasil - Elo União
    • Pontões de Cultura - Selecionados no Edital nº 09/2023
    • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Fomento a projetos de Pontos e Pontões de Cultura
      • Premiação de Pontos e Pontões de Cultura
      • Concessão de Bolsa Cultura Viva para Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares
      • Fóruns e Teias de Pontos de Cultura
      • Modelos de Editais
      • Normativos e circulares
      • Cartilhas e orientações
      • Contatos
      • Informes e Circulares ciclo 2
      • Cartilhas e orientações
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontos
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontões
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Premiação
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Bolsa Cultura Viva
    • TEIA 2026
      • Documentos
  • Pesquisa de Satisfação
    • Sou Cidadão
    • Sou Ente Federado
    • Sou Ponto/Pontão de Cultura
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Notícias Minc, UFRJ e Museu do Amanhã promovem Festival e Seminário Cultura Infância e Natureza
Info

Notícias

INFÂNCIA

Minc, UFRJ e Museu do Amanhã promovem Festival e Seminário Cultura Infância e Natureza

Programação ocorrerá entre os dias 9 e 12 de outubro, no Rio de Janeiro
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 03/10/2025 16h49
7d591794-d9a5-4a52-b1bb-c6c533fb79e5.png

Entre os dias 9 e 12 de outubro, a cidade do Rio de Janeiro será palco do Festival e Seminário Cultura Infância e Natureza: Agir pelo Planeta, uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde (LACAS) do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, do Fórum de Ciência e Cultura, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do Museu do Amanhã. A Mesa de Abertura – Vozes das Infâncias, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e demais autoridades, ocorrerá no dia 9 de outubro, às 17h, na Arena COP, no Museu do Amanhã.

A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, destaca a importância de unir os temas infância, arte, cultura e sustentabilidade. “No atual cenário de emergência climática, precisamos reconhecer a cultura como um elemento capaz de transformar narrativas, modos de vida, consumo e produção. As crianças - como sujeitos culturais plenos, protagonistas de suas trajetórias e que dialogam com seus saberes, tradições, territórios e contemporaneidade - são capazes de inspirar mudanças sociais. Elas são guardiãs da imaginação e da esperança, inspirando-nos a cuidar do planeta e de nossas culturas”, afirma Márcia.

A programação contará com atividades artísticas, oficinas e debates com a participação direta de crianças de diferentes territórios e biomas, reconhecendo-as como sujeitos culturais e ambientais. Envolverá ainda educadores, gestores culturais, pesquisadores, artistas e sociedade civil. Para participar do Seminário é necessário fazer a inscrição neste link. 

Segundo a diretora de Promoção da Diversidade Cultural do MinC, Karina Gama, as crianças estão entre os públicos mais afetados em contextos vulnerabilidade e, por isso, devem estar no centro desse debate. "A crise climática provoca sobre as infâncias diversos impactos, como a perda de território, a ruptura de vínculos comunitários, a violência e a negação do brincar como experiência fundante e direito cultural básico. O nosso objetivo é discutir estratégias para enfrentar essas violações e para recolocar a infância no centro das políticas públicas de cultura", acrescentou.

O encontro terá como resultado central a Carta das Crianças pelo Planeta, a ser apresentada à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima - COP30, que ocorrerá na cidade de Belém (PA), em novembro.

"Há 15 anos, o LACAS da UFRJ colabora com o Ministério da Cultura e o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania na construção de políticas públicas culturais. A formação em Terapia Ocupacional da UFRJ compreende a cultura como direito fundamental, reconhecendo as crianças como produtoras de cultura e sujeitos de direitos. Participar da realização deste Festival reforça a parceria do LACAS e da UFRJ com as infâncias, contribuindo para imaginar e construir outros futuros possíveis, onde cuidar das crianças e cuidar do planeta são dimensões inseparáveis de um mesmo compromisso ético e político com a vida", explicou Patricia Dorneles, coordenadora do LACAS/UFRJ.

Parceria

A realização do Festival e do Seminário faz parte do compromisso do Ministério da Cultura em articular políticas para garantir os direitos culturais para as diversas infâncias do país. O projeto conta com a parceria do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto Alana, da Companhia Cultural Bola de Meia, da Usina da Imaginação, da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Também mobiliza a participação ativa de Pontos e Pontões de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva, que fortalecem práticas culturais, educativas e ambientais nos territórios.

Programação

O Festival será composto por vivências culturais e artísticas, contando com oficinas, brincadeiras, música e experiências interativas, proporcionadas por Pontos de Cultura, projetos realizados pela UFRJ e pelo Museu do Amanhã. Trata-se de um espaço de celebração da diversidade cultural da infância, com atividades abertas ao público no Museu do Amanhã, entre os dias 9 e 12, nos períodos da manhã e da tarde.

O Seminário contará com mesas de diálogo e debates com especialistas, mestres e mestras de saberes tradicionais e populares, gestores culturais, pesquisadores e as próprias crianças. A mesa de abertura será na quinta-feira, dia 9 de outubro, às 17h, no Museu do Amanhã.

Já na sexta-feira (10), a programação começará às 14h30, no Teatro Pedro Calmon, na UFRJ, com a mesa Cultura Infância e Linguagens: Arte, Corpo, Memórias e Inclusão. Na sequência, ocorrerá a exibição do filme inédito “Do colo à Terra”, um documentário do Território do Brincar, patrocinado pelo Instituto Alana, que retrata as vivências de crianças de comunidades indígenas Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva, Baniwa e Khisêtjê. Após a exibição, haverá o bate-papo com a diretora Renata Meirelles.

No sábado (11), serão realizadas duas mesas, na Arena COP, espaço dentro do Museu do Amanhã. A primeira, às 10h30, abordará o tema Saberes e Fazeres da Cultura Infância: Ancestralidade e Práticas Inspiradoras. A segunda, às 14h, será focada em Infâncias e Culturas: Memórias Ancestrais, Diversidade e Futuros do Planeta. Em seguida, o evento será encerrado às 17h, com a entrega da Carta das Crianças pelo Planeta.

Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Acompanhe os Canais de Cultura
    • Cursos e Capacitações
      • Cursos Abertos
      • Cursos em Execução / Finalizados
    • Editais
      • Editais Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Editais Diversos - Ministério da Cultura
    • Eventos
    • Notícias
    • Cultura Viva 20 anos
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a Cultura Viva
      • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
  • Biblioteca Cultura Viva
    • Acervo Documental PNCV
    • Galeria de Fotos
    • Identidade Visual
      • PNCV 2025
      • 6ª Teia Nacional
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
    • Normativos
    • Consórcio Universitário Cultura Viva
  • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
    • Cadastre-se para ser um Ponto ou Pontão de Cultura
    • Comissão de Certificação
    • Critérios para a emissão da Certificação Simplificada
    • Funções do Cadastro Nacional
    • Mapa da Plataforma Rede Cultura Viva
    • Repositório no GitHub
  • Canais de Atendimento
    • Fala BR
    • Fale Conosco
  • Monitoramento da Política Pública
    • Indicadores PNCV
    • Pesquisa de Satisfação
    • Relatórios de Gestão
  • Rede Cultura Viva
    • Apoio à Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti SCDC/MinC nº 08/2023
      • Edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias
      • Prêmio Retomada – Diversidade Cultural / RS
    • Comissão Nacional de Pontos de Cultura - CNPdC
    • Parcerias Celebradas
    • Programa IberCultura Viva
    • Rede+Brasil - Elo União
    • Pontões de Cultura - Selecionados no Edital nº 09/2023
    • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Fomento a projetos de Pontos e Pontões de Cultura
      • Premiação de Pontos e Pontões de Cultura
      • Concessão de Bolsa Cultura Viva para Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares
      • Fóruns e Teias de Pontos de Cultura
      • Modelos de Editais
      • Normativos e circulares
      • Cartilhas e orientações
      • Contatos
      • Informes e Circulares ciclo 2
      • Cartilhas e orientações
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontos
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontões
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Premiação
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Bolsa Cultura Viva
    • TEIA 2026
      • Documentos
  • Pesquisa de Satisfação
    • Sou Cidadão
    • Sou Ente Federado
    • Sou Ponto/Pontão de Cultura
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca