Nesta segunda-feira (31/05/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Norte
: Amazonas,
Pará e Amapá.
Mantém-se
MUITO ALTA
a possibilidade de ocorrência de
eventos hidrológicos
(Figura 1)
no município de Manaus e seus circunvizinhos, em decorrência da elevação gradual dos rios Negro, Solimões e Amazonas, cujos níveis fluviométricos estão na cota de inundação severa.
Permanece
MODERADA
a possibilidade de ocorrência de
eventos hidrológicos
(Figura 1) nas mesorregiões Sudoeste, Sul e Centro do Amazonas, em decorrência da elevação gradual dos rios Juruá, Purus e Solimões/Amazonas.
Na mesorregião do Baixo Amazonas, entre o norte do Pará e Amapá e as bacias dos Rios Tapajós, Xingu e Parauapebas no Pará, mantém-se
MODERADA
possibilidade de ocorrência de
eventos hidrológicos
(Figura 1), como inundações pontuais dos tributários localizados em centros urbanos, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas, devido à previsão de pancadas de chuva com acumulados durante o dia.
-
Região Sudeste
: São Paulo e Rio de Janeiro.
Considera-se
MODERADA
a possibilidade de ocorrência de
eventos hidrológicos
(Figura 1)
na faixa leste de São Paulo e centro-sul do Rio de Janeiro, devido à previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte. Essas pancadas podem gerar acumulados elevados no decorrer do dia, especialmente nas regiões da Baixada Santista e Litoral Norte paulista, além da Costa Verde fluminense e região metropolitana do Rio de Janeiro.
Figura 1
– Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de
eventos hidrológicos
. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
-
Região Sudeste
:
São Paulo e Rio de Janeiro.
Considera-se
MODERADA
a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra (Figura 2) no Litoral Sul, Baixada Santista e Litoral Norte de São Paulo, além da Costa Verde fluminense e região metropolitana do Rio de Janeiro, devido à previsão de chuva moderada a forte no decorrer do dia, que pode gerar elevados acumulados e serem somados aos das últimas 24h, podendo deflagrar deslizamentos pontuais.
Figura 2 –
Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de
eventos
de movimento de massa
. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.