Notícias
30/06/2025 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Nesta segunda-feira (30/06/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
- Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Considera-se ALTA a possibilidade de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Uruguaiana (RS), devido à previsão de nova elevação dos níveis fluviométricos em função dos acumulados de chuva durante o final de semana. Na bacia do Rio Uruguai, a onda de cheia encontra-se no terço inferior, com níveis em processo de estabilização e acima da cota de transbordamento. Mediante à previsão de chuva no terço médio e superior da bacia, poderá haver elevação nos níveis à montante e repique nos níveis à jusante nos próximos dias, atrasando o processo de vazante (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Curitiba (PR) devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas, que podem desencadear alagamentos em áreas rebaixadas e/ou com drenagem urbana deficiente, enxurradas e/ou inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas. Já nas regiões de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul - Lajeado (RS), o risco hidrológico permanece em decorrência dos acumulados de chuva nos últimos dias, às condições de saturação do solo e à passagem da onda de cheia nas bacias hidrográficas (Figura 1).
- Região Nordeste: Pernambuco, Alagoas e Sergipe
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Recife (PE), Maceió (AL) e Aracajú (SE), devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas, que podem desencadear alagamentos em áreas rebaixadas e/ou com drenagem urbana deficiente, enxurradas e/ou inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas (Figura 1).
- Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Manaus e Parintins, devido ao processo de inundação gradual na Bacia dos Rios Negro e Solimões. Neste cenário, espera-se a continuidade do deslocamento da maré de cheia, com possibilidade de atingir áreas de ocupação ribeirinha nas planícies de inundação, dificultando o escoamento de córregos e igarapés urbanos pelo efeito de remanso (Figura 1).
Risco Geológico
- Região Nordeste: Alagoas e Pernambuco
Permanece MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) nas Regiões Intermediárias de Maceió/AL e Recife/PE, devido à presença de áreas com alta suscetibilidade e vulnerabilidade, aos acumulados registrados nos últimos dias e a previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia. Neste cenário, há possibilidade de ocorrências pontuais de deslizamentos, especialmente em encostas urbanas.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php
