Notícias
29/06/2025 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Neste domingo (29/06/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
- Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Considera-se ALTA a possibilidade de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Uruguaiana, Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul - Lajeado, devido à previsão de nova elevação dos níveis fluviométricos em função dos acumulados previstos para o final de semana. Nas sub-bacias do Rio Guaíba, que incluem as bacias dos Rios Taquari, Caí, Sinos, Gravataí e Jacuí, os níveis à jusante ainda se encontram altos devido à inundação ocorrida no último evento de chuva. Se os acumulados mais pessimistas se concretizarem, espera-se o transbordamento dos Rios Taquari e Caí, que juntamente com o alto nível do Rio Jacuí e o deslocamento da onda de cheia ainda em curso, poderá agravar a situação no delta do Jacuí e a condição do Lago Guaíba, que apesar de estar em vazante no momento, ainda se encontra com nível hidrométrico alto e poderá atingir e ultrapassar a cota de transbordamento, agravado pela condição dos ventos. Na bacia do Rio Uruguai, a onda de cheia encontra-se no terço inferior, com níveis em processo de estabilização e acima da cota de transbordamento. Mediante à previsão de chuva no terço médio e superior da bacia, poderá haver elevação nos níveis à montante e repique nos níveis à jusante nos próximos dias, atrasando o processo de vazante (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Santa Maria (RS), Criciúma (SC), Florianópolis (SC) e Blumenau (SC) em decorrência dos acumulado de chuva registrados nas últimas horas, às condições de saturação do solo e à previsão de chuvas distribuídas nas bacias hidrográficas para as próximas 24 horas. Esta previsão pode estar acompanhados de pancadas fortes, com acumulados pontualmente altos, cenário que poderia ocasionar o extravasamento de córregos e alagamentos urbanos em função da extrapolação da capacidade dos sistemas de drenagem, principalmente em áreas densamente ocupadas e com alta impermeabilização do solo (Figura 1).
- Região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Recife (PE), Natal (RN) e João Pessoa (PB), devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas isoladas, que podem desencadear alagamentos em áreas rebaixadas e/ou com drenagem urbana deficiente, enxurradas e/ou inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas (Figura 1).
- Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Manaus e Parintins, devido ao processo de inundação gradual na Bacia dos Rios Negro e Solimões. Neste cenário, espera-se a continuidade do deslocamento da maré de cheia, com possibilidade de atingir áreas de ocupação ribeirinha nas planícies de inundação, dificultando o escoamento de córregos e igarapés urbanos pelo efeito de remanso (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
- Região Sul: Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) nas Regiões Intermediárias de Passo Fundo, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul-Lajeado (porção norte)/RS, e Cricíuma/SC, especialmente nos municípios serranos, devido à previsão de chuva com intensidade moderada a forte entre a madrugada e manhã, podendo alcançar acumulados superiores à 100 mm. Neste cenário, há possibilidade de ocorrências pontuais de deslizamentos, especialmente em encostas urbanas e nas localidades com cicatrizes de deslizamentos recentes, além de eventuais “quedas de barreira” à margem de estradas e rodovias.
- Região Nordeste: Alagoas e Pernambuco
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) nas Regiões Intermediárias de Alagoas e Recife, devido à presença de áreas com alta suscetibilidade e vulnerabilidade, aos acumulados registrados nos últimos dias, com destaque às últimas 24 horas que superam 100 mm em algumas localidades, e a previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia. Neste cenário, há possibilidade de ocorrências de deslizamentos, especialmente em encostas urbanas.

- Figura 2 - Possibilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php