Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
28/06/2025 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Neste sábado (28/06/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se ALTA a possibilidade de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Uruguaiana, Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul - Lajeado, devido à previsão de nova elevação dos níveis fluviométricos em função dos acumulados previstos para o final de semana. Nas sub-bacias do Rio Guaíba, que incluem as bacias dos Rios Taquari, Caí, Sinos, Gravataí e Jacuí, os níveis à jusante ainda se encontram altos devido à inundação ocorrida no último evento de chuva. Se os acumulados mais pessimistas se concretizarem, espera-se o transbordamento dos Rios Taquari e Caí, que juntamente com o alto nível do Rio Jacuí e o deslocamento da onda de cheia ainda em curso, poderá agravar a situação no delta do Jacuí e a condição do Lago Guaíba, que apesar de estar em vazante no momento, ainda se encontra com nível hidrométrico alto e poderá atingir e ultrapassar a cota de transbordamento, agravado pela condição dos ventos. Na bacia do Rio Uruguai, a onda de cheia encontra-se no terço inferior, com níveis em processo de estabilização e acima da cota de transbordamento. Mediante à previsão de chuva no terço médio e superior da bacia, poderá haver elevação nos níveis à montante e repique nos níveis à jusante nos próximos dias, atrasando o processo de vazante (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Santa Maria, com elevação dos níveis nas cabeceiras da bacia do Rio Jacuí, contribuindo com o agravamento da situação hidrológica à jusante (Figura 1).
-
Região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Recife (PE), devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas isoladas e de forte intensidade, que podem desencadear alagamentos em áreas rebaixadas e/ou com drenagem urbana deficiente, enxurradas e/ou inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Natal (RN) e João Pessoa (PB), devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas isoladas e de forte intensidade, que podem desencadear alagamentos em áreas rebaixadas e/ou com drenagem urbana deficiente, enxurradas e/ou inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas (Figura 1).
-
Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Manaus e Parintins, devido ao processo de inundação gradual na Bacia dos Rios Negro e Solimões. Neste cenário, espera-se a continuidade do deslocamento da maré de cheia, com possibilidade de atingir áreas de ocupação ribeirinha nas planícies de inundação, dificultando o escoamento de córregos e igarapés urbanos pelo efeito de remanso (Figura 1).
Risco Geológico
-
Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) nas Regiões Intermediárias de Passo Fundo e Caxias de Sul, especialmente nos municípios serranos, devido à previsão de chuva com intensidade moderada a partir do período da tarde e que deve se estender até o domingo (dia 29), podendo alcançar acumulados superiores à 100 mm. Neste cenário, há possibilidade de ocorrências pontuais de deslizamentos de terra, especialmente em encostas urbanas, além de eventuais “quedas de barreira” à margem de estradas e rodovias. Ressalta-se que os maiores acumulados de chuva são esperados para o domingo (dia 29), o que indica um agravamento do risco associado aos deslizamentos de terra. No entanto, informações específicas para este dia constarão nos próximos boletins publicados pelo Cemaden.
-
Região Nordeste: Pernambuco
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) na Região Intermediária de Recife, devido aos acumulados registrados nas últimas 48 horas e previsão de chuva moderada. Neste cenário, há possibilidade de ocorrências pontuais de deslizamentos de terra, especialmente em encostas urbanas.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php
