Notícias
28/05/2025 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Nesta quarta-feira (28/05/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Uruguaiana, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul (RS), Chapecó (SC) e Cascavel (PR), devido à previsão de continuidade da chuva ao longo do dia, com possibilidade de acumulados significativos e pancadas localmente fortes, que podem desencadear alagamentos em áreas rebaixadas e/ou com drenagem deficiente e inundações em córregos urbanos e na Bacia do Rio Ibirapuitã, cujos níveis já estão em elevação, podendo gerar ocorrências nos municípios de Alegrete (Figura 1).
-
Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Campo Grande (MS), devido à previsão de continuidade da chuva ao longo do dia, com possibilidade de acumulados significativos e pancadas localmente fortes, que podem desencadear alagamentos em áreas rebaixadas e/ou com drenagem deficiente e inundações em córregos urbanos (Figura 1).
-
Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Manaus, Tefé e Parintins (AM), devido ao processo de inundação gradual na Bacia do Rio Solimões. Neste cenário, espera-se a continuidade da elevação dos rios, com possibilidade de atingir áreas de ocupação ribeirinha nas planícies de inundação, dificultando o escoamento de córregos e igarapés urbanos pelo efeito de remanso (Figura 1).
Risco Geológico
-
Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) nas Regiões Intermediárias de Santa Maria, Caxias do Sul (RS), Chapecó (SC) e Cascavél (PR) devido à presença de áreas com vulnerabilidade e suscetibilidade a movimentos de massa, ao acumulado de 48 horas e a possibilidade de chuva significativa ao longo do dia, que pode ser suficiente para deflagrar ocorrências pontuais de deslizamentos em encostas urbanas.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php
