Notícias
25/02/2022 - Previsão de Risco Geo-Hidrológicos
Nesta sexta-feira (25/02/2022), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
● Região Norte : Acre e Amazonas.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de inundações nas mesorregiões de Acre e Sudoeste Amazonense, devido aos níveis elevados dos rios, à propagação da onda de cheia e à previsão de continuidade da chuva nas bacias da região, podendo elevar ainda mais estes níveis. Na mesorregião de Manaus, não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações bruscas e enxurradas onde os córregos estão parcialmente canalizados. Assim como, alagamentos em áreas urbanas da cidade de Manaus, em função da extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem. Ressalta-se que em caso de possíveis ocorrências, o impacto para a população pode ser além do nível moderado (Figura 1).
● Região Sudeste : São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos de novas ocorrências de inundações no rio São Francisco, devido aos acumulados preexistentes, que aumentaram a umidade do solo e à previsão meteorológica de continuidade da chuva em forma de pancadas ao longo do dia que podem ocorrer com variação de intensidade. Também na bacia do r io São Francisco, onde o nível fluviométrico está acima das cotas de inundação em alguns pontos, a defluência do reservatório Três Marias está com altos valores de vazão (>3000m3/s) por encontrar-se cheio acima de 93% (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em todas as mesorregiões do estado Rio de Janeiro e do Espírito Santo; nas mesorregiões Vale do Rio Doce, Metropolitana de Belo Horizonte, Campo das Vertentes e Zona da Mata em Minas Gerais e; Vale do Paraíba e Região Metropolitana de São Paulo, devido aos acumulados preexistentes, somados à previsão meteorológica de continuidade da chuva principalmente à tarde/noite, com pancadas isoladas, localmente intensas, que podem ocorrer nestas regiões. Neste contexto, é MODERADA a possibilidade de ocorrência de inundações nas bacias hidrográficas dessas regiões, devido a umidade do solo decorrente das recentes precipitações. Na bacia hidrográfica do rio Doce há estações em recessão, mas ainda com níveis fluviométricos elevados. Também não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações bruscas e enxurradas onde os córregos estão parcialmente canalizados. Assim como, alagamentos em áreas urbanas dessas regiões, em função da extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem. Ressalta-se que em caso de possíveis ocorrências, o impacto para a população pode ser além do nível moderado (Figura 1).
● Região Sul : Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões Norte e Sul Catarinense, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis; e na região Metropolitana de Porto Alegre, devido à previsão meteorológica de chuvas principalmente com pancadas isoladas, localmente intensas, que podem ocorrer nestas regiões. Neste contexto, é MODERADA a possibilidade de ocorrência de inundações bruscas e enxurradas onde os córregos estão parcialmente canalizados. Assim como, alagamentos em áreas urbanas dessas regiões, em função da extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem. Ressalta-se que em caso de possíveis ocorrências, o impacto para a população pode ser além do nível moderado (Figura 1).
Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de inundações e enxurradas em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
● Região Sudeste : Rio de Janeiro.
Considera-se MODERADA (Figura 2) a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa na Região Serrana do Rio de Janeiro, devido aos elevados acumulados de precipitação nas últimas semanas. Estes fatores ainda indicam um elevado nível de umidade do solo que pode favorecer a ocorrência de deslizamentos de terra mesmo na ausência de chuva, ou com chuva fraca .
● Região Nordeste : Bahia.
Considera-se MODERADA (Figura 2) a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa no Recôncavo Baiano, especialmente a capital Salvador, devido a alta suscetibilidade local associada à previsão de chuva.
● Região Sul : Caso os altos acumulados previstos se concretizem, podem ocorrer deslizamentos em encostas no sudeste de SC e no nordeste do RS, sendo MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa.
● Região Norte : Amazonas.
Considera-se MODERADA (Figura 2) a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa em Manaus devido a alta suscetibilidade local associada à previsão de chuva.
Figura 2 - Possibilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (
movimento de massa
) e/ou hidrológico (
inundação
e/ou
enxurrada
) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php