Notícias
Atualização Madrugada
20/05/2025 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Atualização da madrugada
Previsão de riscos geo-hidrológicos para o dia 20 de maio de 2025
Nesta terça-feira (20/05/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Nordeste: Paraíba, Sergipe, Pernambuco e Alagoas
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Recife (PE) e Maceió (AL), em função dos acumulados de chuva observados nos últimos dias, associado à previsão de chuva persistente e à possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte, com potencial para desencadear enxurradas em áreas com alguma declividade, alagamentos em áreas rebaixadas e/ou com deficiência de drenagem e inundações em bacias litorâneas (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de João Pessoa (PB), Caruaru (PE), Aracaju (SE) e Arapiraca (AL), devido à previsão de chuva persistente e à possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte, com potencial para desencadear enxurradas em áreas com alguma declividade, alagamentos em áreas rebaixadas e/ou com deficiência de drenagem e inundações em bacias litorâneas (Figura 1).
-
Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Manaus, Tefé e Parintins (AM), devido ao processo de inundação gradual na Bacia do Rio Solimões. Neste cenário, espera-se a continuidade da elevação dos rios, com possibilidade de atingir áreas de ocupação ribeirinha nas planícies de inundação, dificultando o escoamento de córregos e igarapés urbanos pelo efeito de remanso (Figura 1).
Risco Geológico
-
Região Nordeste: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe
Considera-se MUITO ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) na Região Geográfica Intermediária de Maceió/AL, devido aos altos acumulados de chuva registrados nas últimas 48 horas (que superam 250 mm em algumas localidades) contribuindo para a saturação do solo e à previsão de chuva persistente ao longo do dia, que pode incrementar ainda mais os acumulados já observados. Este cenário, associado à presença de áreas com alta suscetibilidade a movimentos de massa e registros de ocorrências de eventos nas últimas 48 horas, indica que podem ocorrer deslizamentos esparsos onde a chuva acontecer de forma intensa, além de deslizamentos pontuais e quedas de barreira em estradas e rodovias.
Permanece ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) na Região Geográfica Intermediária de Recife/PE, devido aos altos acumulados de chuva registrados nos últimos dias e à previsão de chuva persistente ao longo do dia, especialmente na porção sul do litoral, que pode incrementar ainda mais os acumulados já observados. Este cenário, associado à presença de áreas com alta suscetibilidade a movimentos de massa, indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e esparsos, além de queda de barreiras em estradas e rodovias.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) nas Regiões Geográficas Intermediárias de João Pessoa/PB e Aracaju/SE, devido à presença de áreas com alta suscetibilidade e vulnerabilidade e à previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, que podem deflagrar ocorrências pontuais de deslizamentos em encostas.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php
