Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
18/06/2025 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Nesta quarta-feira (18/06/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
- Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Manaus e Parintins (AM), devido ao processo de inundação gradual na Bacia do Rio Solimões. Neste cenário, espera-se a continuidade do deslocamento da maré de cheia, com possibilidade de atingir áreas de ocupação ribeirinha nas planícies de inundação, dificultando o escoamento de córregos e igarapés urbanos pelo efeito de remanso (Figura 1).
- Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Santa Maria (RS), devido à previsão de continuidade da chuva com incremento dos acumulados prévios já elevados, com possibilidade de ocorrência de inundação de córregos urbanos e/ou alagamentos de áreas rebaixadas (Figura 1).
Considera-se ALTA a possibilidade de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Uruguaiana, Santa Cruz do Sul - Lajeado, Porto Alegre e Caxias do Sul, de continuidade da chuva, com incremento dos acumulados prévios já elevados, e consequente continuidade da elevação dos níveis hidrométricos nas Bacias dos Rios Ibirapuitã, Quaraí, Taquari e Caí, e provável transbordamento dos principais rios e seus afluentes, além de alagamentos de áreas rebaixadas (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
- Região Sul: Rio Grande do Sul
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa (Figura 2) nas Regiões Geográficas Intermediárias de Santa Maria (RS) e Caxias do Sul, incluindo o Vale médio e o alto Taquari-Antas e o Vale do Sinos, devido à previsão de continuidade das chuvas e os altos acumulados já registrados, sendo suficientes para deflagrar deslizamentos em encostas e reativação de processos pré-existentes em áreas suscetíveis; e MODERADA para as Regiões Geográficas Intermediárias de Santa Cruz do Sul - Lajeado e Porto Alegre, devido às mesmas circunstâncias, porém com acumulados de precipitação menores no momento.

- Figura 2 - Possibilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php