Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
18/03/2025 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Nesta terça-feira (18/03/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Norte: Acre e Amazonas e Pará
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos relacionados a inundação gradual nas Regiões Geográficas Intermediárias de Tefé (AM) e Cruzeiro do Sul (AC) com destaque para a bacia do rio Juruá; e Rio Branco (AC) com destaque para o rio Acre e o afluente Rola, na bacia do rio Acre. Nessas regiões, os rios encontram-se em processo de enchente, com algumas cotas já acima de níveis críticos em algumas localidades do rio Acre e Rola, podendo impactar comunidades ribeirinhas (Figura 1).
Também é MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Belém (PA), devido à possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia, favorecendo a ocorrência de eventos de inundação brusca de igarapés, córregos e canais urbanos e alagamentos em áreas rebaixadas, com baixa eficiência de drenagem (Figura 1).
-
Região Nordeste: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de São Luís (MA), Sobral, Fortaleza e Quixadá (CE), Teresina e Parnaíba (PI), Natal e Mossoró (RN), devido à previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, com acumulados que podem ser pontualmente altos, associados à elevada umidade do solo e precipitação acumulada nos últimos dias. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações pontuais em córregos urbanos, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
● Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Campo Grande (MS), com destaque para a capital Campo Grande, devido à previsão de pancadas localmente fortes, principalmente no período tarde/noite, que podem gerar acumulados pluviométricos significativos. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas e/ou com deficiência na drenagem urbana (Figura 1).
-
Região Sul: Santa Catarina
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Florianópolis, Blumenau e Joinville (SC). Nestas regiões há previsão de pancadas localmente fortes, principalmente no período tarde/noite, que podem gerar acumulados pluviométricos significativos, podendo deflagrar processos de inundações pontuais e enxurradas.
-
Região Sudeste: Minas Gerais e Rio de Janeiro
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Pouso Alegre e Juiz de Fora (MG); Petrópolis e Rio de Janeiro (RJ), devido à previsão de pancadas de chuva, principalmente à tarde. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações pontuais em córregos urbanos, extravasamento dos canais de drenagem, enxurrada e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
Risco Geológico
-
Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) nas Regiões Geográficas Intermediárias de São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Natal (RN), devido aos acumulados registrados nas últimas 72 horas e à previsão de chuva ao longo do dia. Neste cenário, há possibilidade de ocorrer deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanizadas.
-
Região Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) nas Regiões Geográficas Intermediárias Petrópolis (RJ), de Juiz de Fora (MG) e Cachoeiro do Itapemirim (Es), devido aos acumulados registrados nos últimos dias e à previsão de pancadas de chuva, principalmente no período da tarde, que podem ser localmente intensas. Neste cenário, há possibilidade de ocorrer deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanizadas, além de eventuais “quedas de barreira” à margem de rodovias.
-
Região Norte: Amazonas
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) em Manaus (AM), devido aos acumulados registrados nas últimas 48 horas e à previsão de pancadas de chuva, ao longo do dia, que podem deflagrar deslizamentos de terra pontuais em áreas com suscetibilidade a estes processos.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php
