Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
17/12/2025 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Nesta quarta-feira (17/12/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrências de enxurradas urbanas, extravasamento de córregos, alagamento em áreas rebaixadas e com drenagem deficiente, nas Regiões Geográficas Intermediárias de São José dos Campos (SP), com destaque para o Litoral Norte; Ipatinga, Barbacena, Juiz de Fora e Belo Horizonte (MG); todo o estado de Rio de Janeiro; Cachoeiro do Itapemirim e Vitória (ES); devido à previsão de formação de tempestades com potencial para pancadas de chuva de forte intensidade localmente. O CEMADEN mantém monitoramento contínuo e poderá, caso haja alteração do cenário de risco, emitir alertas para as regiões contempladas com risco baixo na previsão (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
-
Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e São Paulo
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na Região Geográfica Intermediária de Juiz de Fora (em laranja na Figura 2), devido aos elevados acumulados observados nas últimas 24 horas e nos últimos dias, somada à previsão de pancadas de chuva isoladas ao longo do dia, podendo causar deslizamentos induzidos em encostas urbanas e deslizamentos esparsos em encostas naturais.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de São José dos Campos, com destaque ao Litoral Norte de São Paulo; Volta Redonda, Petrópolis, Campos dos Goytacazes e Rio de Janeiro, com destaque à Angra dos Reis e Paraty; Belo Horizonte e Ipatinga em MG; e Cachoeiro do Itapemirim e Vitória, no ES (em amarelo na Figura 2), devido à presença de áreas com alta suscetibilidade à deslizamentos, aos acumulados de chuva registrados nos últimos dias e à previsão de chuvas volumosas, que podem ser de forte intensidade ao longo do dia. Nestas condições, podem deflagrar deslizamentos pontuais e induzidos, principalmente em encostas urbanas, e quedas de barreira ao longo de estradas e rodovias.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php
