Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
16/01/2025 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Nesta quinta-feira (16/01/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
- Região Sudeste: Espírito Santo e Minas Gerais
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas regiões geográficas de Patos de Minas, Colatina e São Mateus (ES); regiões de Governador Valadares, Ipatinga, Teófilo Otoni e Montes Claros (MG), essa última com destaque para os municípios que margeiam o rio São Francisco. Nestas regiões há previsão de chuva moderada a forte, no decorrer do dia, e neste cenário, associado ao elevado índice de umidade no solo e acumulados de precipitação registrados nos últimos dias, não se descarta a possibilidade de enxurradas e alagamentos temporários em áreas rebaixadas com drenagem deficiente, e a ocorrência ou permanência de inundações graduais, com atenção especial para os rios Doce, São Mateus e São Francisco. Ressalta-se que, em caso de possíveis ocorrências, o número de pessoas afetadas pode ser abrangente, principalmente em áreas densamente ocupadas e com alta impermeabilização do solo (Figura 1).
- Região Centro-oeste: Goiás e Distrito Federal
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na região geográfica de Luziânia e no Distrito Federal devido à previsão de chuva, podendo ocorrer na forma de pancadas com intensidade moderada a forte, no decorrer do dia. Neste contexto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações de córregos urbanos e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).

- Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
- Região Sudeste: Minas Gerais
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) na Regiões Geográficas Intermediárias de Montes Claros (MG), com destaque ao município de Montes Claros, devido aos elevados acumulados de chuva observados nas últimas 72 horas somado à previsão de chuva, que pode ser na forma de pancadas de alta intensidade. Neste cenário há possibilidade de ocorrerem deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas e eventuais “quedas de barreira” à margem de rodovias.
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) nas Regiões Geográficas Intermediárias de Teófilo Otoni, Pato de Minas e Governador Valadares, devido aos elevados acumulados na última semana juntamente com a previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia. Este cenário indica que ainda podem ocorrer deslizamentos de terra pontuais.
- Região Nordeste: Maranhão
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) na Região Geográfica Intermediária de São Luís (MA), com especial atenção à capital, devido aos elevados acumulados de chuva observados nas últimas 48 horas somado à previsão de chuva, que pode ser na forma de pancadas de alta intensidade. Neste cenário há possibilidade de ocorrerem deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas e eventuais “quedas de barreira” à margem de rodovias, além de acelerar processos erosivos instalados.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
https://ocorrencias.cemaden.gov.br/