Notícias
ATUALIZAÇÃO MADRUGADA
13/09/2026 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Neste domingo (13/09/2026), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sul: Paraná e Santa Catarina
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Curitiba (PR), devido à previsão de chuva persistente ao longo do dia, e de sua continuidade nos próximos dias, com potencial para atingir acumulados expressivos. Somado aos acumulados pluviométricos já existentes e à concentração de umidade no solo, este é um cenário que pode agravar a condição hidrológica dos rios com elevação do nível fluviométrico e propagação da onda de inundação, ocasionar o extravasamento de córregos parcialmente canalizados e alagamentos urbanos em função da extrapolação da capacidade dos sistemas de drenagem, principalmente em áreas densamente ocupadas e com alta impermeabilização do solo. (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Blumenau e Joinville (SC), devido à previsão de chuvas fracas a moderadas e aos acumulados pluviométricos já existentes. Esse cenário favorece a ocorrência de extravasamento pontual de córregos, enxurradas em áreas com alguma declividade e alagamentos urbanos devido à extrapolação da capacidade dos sistemas de drenagem (Figura 1).
-
Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Sorocaba e São Paulo (SP), devido à previsão de chuva persistente ao longo do dia, e de sua continuidade nos próximos dias, com potencial para atingir acumulados expressivos. Somada aos acumulados pluviométricos já existentes e à concentração de umidade no solo. Cenário que poderia agravar a condição hidrológica dos rios com elevação do nível fluviométrico e propagação da onda de inundação, particularmente bacia do rio Ribeira de Iguape, ocasionar o extravasamento de córregos parcialmente canalizados e alagamentos urbanos em função da extrapolação da capacidade dos sistemas de drenagem, principalmente em áreas densamente ocupadas e com alta impermeabilização do solo. (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Campinas e São José dos Campos (SP); Volta Redonda, Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ) e; Pouso Alegre e Juiz de Fora (MG), devido à previsão de chuvas de chuvas persistentes e que podem ocorrer ocorrer com forte intensidade, aos acumulados pluviométricos já existentes e à concentração de umidade no solo. Esse cenário favorece a ocorrência de extravasamento pontual de córregos, enxurradas em áreas com alguma declividade e alagamentos urbanos devido à extrapolação da capacidade dos sistemas de drenagem (Figura 1).
Risco Geológico
-
Região Sul: Paraná e Santa Catarina
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na Região Geográfica Intermediária de Curitiba/PR (Figura 2), devido à presença de áreas com alta suscetibilidade à deslizamentos e aos acumulados de chuva registrados nos últimos dias, que superam 120 mm em 72 horas em algumas localidades. Nestas condições, e associado à previsão de chuvas de forte intensidade, com altos acumulados ao longo do dia, incrementando o aporte de umidade no solo, podem ocorrer deslizamentos pontuais e esparsos em encostas, e quedas de barreira ao longo de estradas e rodovias.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa na Região Geográfica Intermediária de Joinville/SC (Figura 2), devido aos acumulados registados nos últimos dias e à previsão de continuidade das chuvas, com volumes significativos, podendo deflagrar deslizamentos pontuais em encostas suscetíveis a estes processos.
-
Região Sudeste: São Paulo
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de São Paulo e Sorocaba/SP (Figura 2), devido à presença de áreas com alta suscetibilidade à deslizamentos e aos acumulados de chuva registrados nos últimos dias, que superam 120 mm em 72 horas em algumas localidades. Nestas condições, e associado à previsão de chuvas de forte intensidade, com altos acumulados ao longo do dia, incrementando o aporte de umidade no solo, podem ocorrer deslizamentos pontuais e esparsos em encostas, e quedas de barreira ao longo de estradas e rodovias.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de São José dos Campos e Campinas/SP (Figura 2), devido aos acumulados registrados nos últimos dias e à previsão de chuvas persistentes, que podem ser suficientes para deflagrar deslizamentos pontuais em áreas com suscetibilidade a estes processos.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php
