Notícias
01/02/2025 - Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos
Neste sábado (01/02/2025), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as regiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
-
Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na Região Geográfica Intermediária de Pouso Alegre (MG), São Paulo e São José dos Campos (SP), nesta última com destaque para os municípios do Litoral Norte paulista. Nessas regiões, há previsão de pancadas de chuva, especialmente a partir da tarde, que podem ocorrer com forte intensidade. Diante dessa previsão, associada aos acumulados de chuva dos dias anteriores, aumenta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas. Na bacia hidrográfica do rio Paraitinga há possibilidade de inundação gradual, devido às condições de saturação do solo e ao nível já elevado do rio Paraitinga (Figura 1).
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas Regiões Geográficas Intermediárias de Ribeirão Preto, Araraquara, Campinas, Sorocaba, Bauru e Marília (SP); Volta Redonda, Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ); Barbacena, Juiz de Fora, Varginha, Divinópolis e Belo Horizonte (MG), devido à previsão de pancadas de chuva, especialmente a partir da tarde, que podem ocorrer com forte intensidade. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas, inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).
Risco Geológico
-
Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
Considera-se ALTA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em laranja, na Figura 2) nas Regiões Intermediárias de São José dos Campos, São Paulo e Pouso Alegre, especialmente nas localidades situadas junto às escarpas e vertentes de alta declividade da Serra da Mantiqueira e no litoral junto às escarpas e Morros Litorâneos da Serra do Mar (Baixada Santista e LItoral Norte), devido aos acumulados de chuva registrados nas últimas 120 horas e à previsão de chuva intermitente que poderá ser na forma de pancadas de forte intensidade e gerar acumulados significativos. Neste cenário, podem ocorrer deslizamentos esparsos, principalmente em áreas de alta suscetibilidade.
Considera-se MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) nas Regiões Intermediárias de São Paulo (municípios da Região Metropolitana), Campinas, Sorocaba, Rio de Janeiro, Volta Redonda-Barra Mansa, Petrópolis, Pouso Alegre (municípios ao norte), Juiz de Fora, Barbacena e Belo Horizonte, devido aos acumulados de chuva registrados nas últimas 120 horas e à previsão de pancadas de chuva. Neste cenário, há possibilidade de ocorrerem deslizamentos de terra pontuais, especialmente em encostas urbanas.

- Figura 2 - Probabilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
https://ocorrencias.cemaden.gov.br/
