Notícias
01/02/2022 - Previsão de riscos geo-hidrológicos
Nesta terça-feira (01/02/2022), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
● Região Sudeste : São Paulo, Minas Gerais , Rio de Janeiro e Espírito Santo .
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões de Bauru, Piracicaba, Campinas, Vale do Paraíba, Litoral Sul, Metropolitana e Macro Metropolitana de São Paulo, devido aos altos acumulados observados, somados à previsão meteorológica de continuidade da chuva, que podem ocorrer na forma de pancadas. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações e enxurradas urbanas nas regiões mencionadas.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões Itapetininga e Ribeirão Preto em São Paulo, Zona da Mata, Sul/Sudoeste de Minas e metropolitana de Belo Horizonte, além dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, devido à previsão de pancadas de chuva e aos acumulados dos dias anteriores. Portanto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas em áreas com maior declividade, inundações dos rios urbanos parcialmente canalizados e alagamentos em áreas rebaixadas com drenagem insuficiente (Figura 1).
● Região Nordeste : Sul da Bahia
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na mesorregião Sul da Bahia, devido à previsão de pancadas de chuva que poderão ocorrer na forma de pancadas. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de inundações e enxurradas urbanas (Figura 1).
Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de inundações e enxurradas em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
● Região Sudeste : São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na Região Metropolitana de São Paulo e Campinas, devido especialmente à precipitação já acumulada em até 120 horas que atinge mais de 300mm em algumas localidades, já tendo deflagrado deslizamentos em áreas suscetíveis, e também à previsão meteorológica que ainda indica chuva no decorrer do dia, podendo ser suficiente para deflagrar novos deslizamentos de terra.
No restante do leste do estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais e Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem como na porção centro-sul do Rio de Janeiro (destacando-se a Região Serrana) considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de deslizamentos, sobretudo nas áreas de risco ou áreas mais suscetíveis a esses processos, considerando a previsão de chuvas com possibilidade de pancadas de forte intensidade que poderão ser suficientes para deflagrar deslizamentos de terra pontuais.
Figura 2 - Possibilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico ( movimento de massa ) e/ou hidrológico ( inundação e/ou enxurrada ) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: