Notícias
01/01/2022 - Previsão de riscos geo-hidrológico (*)
Neste sábado (01/01/2022), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
Risco Hidrológico
● Região Norte: Tocantins.
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões do Estado de Tocantins, devido à previsão de pancadas de chuva, com acumulados significativos, no decorrer do dia. Portanto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas em áreas com maior declividade, inundações dos rios urbanos parcialmente canalizados e alagamentos em áreas rebaixadas com drenagem insuficiente (Figura 1).
● Região Nordeste: Bahia, Piauí e Maranhão
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões do Sul da Bahia devido aos acumulados prévios de precipitação e à previsão de pancadas de chuva com acumulados significativos durante todo o dia, nas mesorregiões Sudoeste, Sudeste e Centro Norte do Piauí e nas mesorregiões Sul, Leste e Centro Maranhense, devido à previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia. Portanto, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas em áreas com maior declividade, inundações dos rios urbanos parcialmente canalizados e alagamentos em áreas rebaixadas com drenagem insuficiente (Figura 1).
● Região Centro Oeste: Goiás
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões do Norte, Centro, Distrito Federal e Leste de Goiás, devido à previsão de chuva, principalmente a partir da tarde, somado aos acumulados prévios. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas em áreas com maior declividade, inundações dos rios urbanos parcialmente canalizados e alagamentos em áreas rebaixadas com drenagem insuficiente (Figura 1).
● Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais , Rio de Janeiro e São Paulo
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões mineiras de Noroeste de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Campos das Vertentes, Oeste de Minas, Metropolitana de Belo Horizonte, Central Mineira, Zona da Mata e Sul de Minas. Nas mesorregiões paulistas do Vale do Paraíba, Metropolitana de São Paulo e Macrometropolina Paulista. Nas mesorregiões Sul Fluminense, Centro Fluminense e Metropolitana do Rio de Janeiro. Nas mesorregiões Central, Noroeste e Litoral Norte do Espírito Santo. Devido à previsão de chuva ao longo do dia nestas regiões, somado aos acumulados prévios. As sim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas em áreas com maior declividade, inundações dos rios urbanos parcialmente canalizados e alagamentos em áreas rebaixadas com drenagem insuficiente (Figura 1).
Figura 1 - Possibilidade de ocorrência de inundações e enxurradas em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.
Risco Geológico
● Região Nordeste: Bahia, Piauí e Maranhão
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa no Sul da Bahia devido aos elevados acumulados dos últimos dias e à previsão de chuva fraca ao longo do dia, que poderá ser suficiente para deflagrar deslizamentos de terra pontuais (Figura 2). Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na porção centro-leste do Piauí e centro-oeste do Maranhão devido aos elevados acumulados dos últimos dias e à previsão de chuva forte, que poderá ser suficiente para deflagrar deslizamentos de terra pontuais (Figura 2).
● Região Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na: Região Metropolitana de Belo Horizonte, Sul e Sudeste de Minas Gerais; Região Serrana, Metropolitana e Costa Verde do Rio de Janeiro; Região Metropolitana de São Paulo, Litoral de São Paulo, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, devido à precipitação acumulada aliada à previsão de chuva ao longo do dia, que poderá ser suficiente para deflagração de deslizamentos pontuais (Figura 2).
Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa no Litoral Norte de São Paulo devido aos altos acumulados observados nos últimos dias associados à previsão de continuidade de chuva, que poderá ser suficiente para deflagração de deslizamentos esparsos nas áreas de risco (Figura 2).
● Região Sul: Paraná
Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na Região Litorânea do Paraná (com destaque para Morretes) devido à precipitação acumulada aliada à previsão de chuva ao longo do dia, que poderá ser suficiente para deflagração de deslizamentos pontuais (Figura 2).
Figura 2 - Possibilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.
Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (
movimento de massa
) e/ou hidrológico (
inundação
e/ou
enxurrada
) no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.
Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo:
http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php