Notícias
Pesquisadores do Cemaden apresentam trabalhos científicos sobre gestão hídrica em simpósio nacional
Pesquisadores e tecnologistas de diversas áreas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) — contribuíram com apresentação de trabalhos científicos e debates no XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXVI SBRH), realizado nos dias 23 a 28 de novembro, em Vitória (ES).
Organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), o simpósio teve o objetivo de promover o diálogo, troca de experiências, disseminação do conhecimento e a construção de soluções para os desafios da gestão das águas no Brasil.
Participando de mesas-redondas e debates, os pesquisadores e tecnologistas do Cemaden apresentaram pesquisas nas áreas de conhecimento sobre mudanças climáticas, hidrologia, monitoramento hidrometeorológico, riscos e desastres hidrológicos e de ciência cidadã.
O Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos é considerado o maior encontro sobre recursos hídricos no Brasil e um dos maiores do mundo, reunindo especialistas de diversas áreas para debater sobre segurança hídrica e mudanças climáticas.

- Foto Simpósio Recursos Hídricos- José Marengo, à direita, fala sobre a água ser o tema central para discussão sobre a resiliência e adaptação na COP 30, com destaque para a base de todas as ações climáticas.
“COP 30 e Água”: Água está no centro da adaptação climática
Na mesa-redonda 1, o climatologista Jose Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden, ressaltou que o tema da água foi central para discussão na COP 30 sobre a resiliência e adaptação, destacando-a para a base de todas as ações climáticas. Explicou que a segurança hídrica sustenta a resiliência climática, enquanto sistemas hídricos na América Latina e no mundo enfrentam pressões históricas, mas também oportunidades de inovação. “A água é essencial para a adaptação, mas também o principal meio pelo qual os impactos climáticos se manifestam — inundações, secas, tempestades, subida do nível do mar e perda de geleiras — resultando em danos materiais, ambientais e humanos.”, apontou Marengo e salientou: “Integrar a gestão da água à sustentabilidade requer colaboração entre setor privado, governos e comunidades. A água está no centro da adaptação climática: sem acesso confiável, ações eficazes e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não podem ser alcançados.”

- Simpósio Recursos Hídricos - Pesquisadora e hidróloga do Cemaden, Luz Adriana Cuartas fala sobre o trabalho do Cemaden em monitoramento, emissão de alertas e pesquisas na área hidrometeorológica.
“De Norte a Sul: o papel de hidrólogos durante desastres”
Na mesa-redonda 7, na palestra da pesquisadora e hidróloga do Cemaden, Luz Adriana Cuartas, apresentou o papel e a missão do Cemaden como instituição do governo federal, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Cemaden é responsável pelo monitoramento, previsão e emissão de alertas, associados a eventos hidrológicos extremos, tais como inundações, enxurradas e secas hidrológicas. Destacou os trabalhos de pesquisa e da parte operacional da instituição.

- Simpósio Recursos Hídricos -Pesquisador do Cemaden, Allan Yu Iwama, apresenta e discute a importância do envolvimento de cidadãos e cidadãs no monitoramento hidrometeorológico em suas comunidades.
“Ciência cidadã como ferramenta para a ampliação do monitoramento meteorológico e hidrometeorológico no Brasil”
Na mesa-redonda 22, na palestra do pesquisador do Cemaden, Allan Yu Iwama, discutiu-se os desafios e importância de envolver cidadãos e cidadãs na coleta e monitoramento hidrometeorológico para fortalecer as comunidades nos territórios. O pesquisador explanou sobre diversas experiências de ciência cidadã no Brasil e no exterior.
Participação do Cemaden na apresentação de trabalhos científicos

- Simpósio Recursos Hídricos- Apresentação do pesquisador do Cemaden, Glauston Lima , sobre modelagem e previsões hidrológicas.
“Interpretability on agile machine learning models for hydrological predictions: A case study in the mega, disaster in Rio Grande do Sul, Brazil, in May 2024” (Interpretabilidade em modelos ágeis de aprendizado de máquina para previsões hidrológicas: um estudo de caso no megadesastre do Rio Grande do Sul, Brasil, em maio de 2024) foi apresentado pelo pesquisador do Cemaden, Glauston Lima.

- Simpósio Recursos Hídricos- Apresentação do tecnologista e hidrólogo do Cemaden, Jorge Luiz Barbarotto ,
“Mapeamento sistemático da literatura sobre a relação entre justiça ambiental e riscos e desastres hidrológicos”
Apresentação do tecnologista e hidrólogo do Cemaden, Jorge Luiz Barbarotto Júnior (Cemaden/Unesp).
Trabalhos apresentados pelo Cemaden em coautoria:
“Transições sustentáveis em reservatórios tropicais utilizando o reflorestamento para compensação da pegada de carbono”, coautoria Adriana Cuartas (Cemaden)
“Mapeamento sistemático da literatura sobre a relação entre justiça ambiental e riscos e desastres hidrológicos”, com apresentação de Jorge Luiz Barbarotto Junior, coautoria de Paula Costa Campos (Cemaden)
“Protocolo de Escassez Hídrica para o Estado de São Paulo”, coautoria Lidiane Cristina Oliveira Costa (Cemaden)
“Interpretability on agile machine learning models for hydrological predictions: A case study in the mega, disaster in Rio Grande do Sul, Brazil, in May 2024” ( Interpretabilidade em modelos ágeis de aprendizado de máquina para previsões hidrológicas: um estudo de caso no megadesastre do Rio Grande do Sul, Brasil, em maio de 2024). coautoria Glauston Lima, Larissa Antunes da Silva, Jaqueline Soares, Elton Vicente Escobar Silva, Adriana Cuartas e Leonardo Bacelar Lima Santos (Cemaden)
Mais informações sobre o XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
https://eventos.abrhidro.org.br/xxvisbrh/
Para saber mais sobre as mesas-redondas do evento: https://eventos.abrhidro.org.br/xxvisbrh/programacao/mesas-redondas/
Apresentações orais: https://eventos.abrhidro.org.br/xxvisbrh/trabalhos-tecnicos/apresentacoes-orais/
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)