Notícias
Lançado livro sobre indicadores de riscos de desastres
O lançamento virtual da publicação “Indicadores de riscos de desastres no Brasil", traz esclarecimentos dos organizadores e pesquisadores sobre o foco e objetivos da temática abordada em quase 800 páginas, com a participação de 60 autores de áreas multidisciplinares. O lançamento da coletânea ocorreu no último dia 19 de novembro, com transmissão pelo Canal YouTube do @georiscoufrn.
A obra traz 20 capítulos e seções temáticas, com abordagens sobre o perigo, exposição, vulnerabilidade, capacidade de resposta e resiliência. A publicação faz parte do Projeto Multirrisco, de iniciativa interinstitucional das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do ABC (UFABC) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A pesquisadora do Cemaden, Silvia Saito, uma das organizadoras do livro, esclarece que as agendas globais (Agenda 2030 e Marco de Sendai) ajudam a estabelecer os indicadores e a definir metas que sejam mensuráveis e verificáveis ao longo do tempo. Afirma que esses indicadores também podem monitorar outros planos voltados a gestão de risco, como o do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.
“Trabalhar com os indicadores possibilita conhecer as dimensões de riscos e desastres”, afirma Saito e destaca: “Conhecer não só as dimensões de ameaças-vulnerabilidades e as questões socioeconômicas, mas também, as que abrangem magnitude de outras dimensões, como a questão política, institucional e tantas outras.” Explica que torna-se necessário monitorar o desempenho de instrumentos, de programas e políticas públicas de gestão de riscos e desastres, para que a implementação de políticas públicas possa, efetivamente, trazer benefícios e melhorias na gestão de riscos e desastres.
O prefaciador do livro, professor Francisco Mendonça, da Universidade Federal do Paraná, ressalta que a abordagem interdisciplinar da obra marca a temática, a discussão e a gestão dos riscos no Brasil. “Os capítulos desse livro tratam dos riscos não somente com uma base conceitual, metodológica e técnica. Traz, também, a aplicação de inúmeros estudos de caso, ilustrando os variados riscos e problemas socioambientais.”, afirma Mendonça. Salientou, ainda, entre os vários capítulos, o que discute resiliência e a compreensão de risco híbrido: “É um tema complexo e transversal, transdisciplinar, que vai além dos estudos científicos, envolvendo a sociedade e a gestão.”
O professor Lutiane Almeida, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, outro organizador do livro —em parceria com a pesquisadora Silvia Saito —, é coordenador do Grupo de Pesquisa Georisco da UFRN, discorreu sobre o trabalho de organização dos assuntos : “Os capítulos integram as várias dimensões do risco de desastres e estão articulados com o Marco de Sendai, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, além do nosso, recém lançado, Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.” Almeida fez um rápido resumo sobre as seis sessões do livro, que mostram os indicadores de cada área, tais como indicadores de movimentos de massa, inundações, modelagem, capacidade de resposta e resiliência e banco de dados. Apresentou alguns assuntos de várias regiões brasileiras e das comunidades vulneráveis.
A live de lançamento do livro teve a moderação do pesquisador Anderson Geová, do Projeto Multirrisco, da UFRN e está disponível na íntegra no Canal do Georisco do YouTube pelo link :
https://www.youtube.com/@georiscoufrn
O livro “Indicadores de riscos de desastres no Brasil" pode ser baixado, gratuitamente, no site oficial Georisco, pelo link:
https://georisco.ufrn.br/wp-content/u..
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)

- Lançado com transmissão on-line, a publicação faz parte do Projeto Multirrisco, de iniciativa interinstitucional das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do ABC (UFABC) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

- Os organizadores do livro “Indicadores de riscos de desastres no Brasil" : professor Lutiane Almeida (UFRN), a pesquisadora Silvia Saito (Cemaden) e o moderador Anderson Geová, do Projeto Multirrisco (UFRN) , no lançamento virtual.