Notícias
Campanha
Lançada a Campanha Nacional #AprenderParaPrevenir: Cidades sem Risco 2025-2026
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério das Cidades (MCID), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), lançam a 9ª Campanha #AprenderParaPrevenir: Cidades Sem Risco. Nesta edição, o foco é a urgência em construir uma cultura de prevenção para reduzir os desastres e avançar na adaptação climática, contando com as comunidades escolares como polos irradiadores de conhecimentos e ações locais.
Comunidades escolares resilientes
Para fortalecer a formação de agentes territoriais locais, o Programa Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o MCTI se unem à Secretaria Nacional de Periferias do MCid, lançando a Trilha de Aprendizagem "Cidades Sem Risco: conceitos e práticas do Cemaden Educação para comunidades escolares resilientes".
A trilha — na modalidade de ensino à distância e autoinstrucional — totaliza 120 horas organizadas em 3 cursos de 40 horas, com 4 módulos em cada um deles. Envolve vídeo- aulas, materiais de leitura, exercícios teóricos e práticos sobre Educação ambiental climática, Redução de Risco de Desastres, Ciência Cidadã e Participativa.
O acesso é gratuito pela Plataforma Nós Periféricos.
Cidades e periferias sem risco
Com foco em comunidades vulneráveis em áreas de risco, 43 mobilizadores escolares e 13 facilitadores municipais receberão apoio pedagógico e financeiro para se capacitarem e mobilizarem suas comunidades escolares em municípios críticos atendidos pelo Novo PAC Programa Periferia Viva-Urbanização de favelas e Contenção de Encostas - Prevenção de Desastres.
Foram selecionados 15 profissionais técnico-educativos para compor a equipe do Programa Cemaden Educação.
Em 2026, haverá novo processo seletivo, pois é necessário garantir que as comunidades mais vulneráveis sejam as principais beneficiadas na campanha.

- Municípios Prioritários - 9ª Campanha #AprenderParaPrevenir: Cidades Sem Risco -2025-2026
Também haverá webinários e eventos presenciais. Em maio de 2026, serão abertas as inscrições das iniciativas realizadas que serão avaliadas e premiadas. Posteriormente, essas iniciativas vão compor o Banco de Boas Práticas no Mapa das Periferias.
É o governo federal e as comunidades escolares juntos por cidades e periferias sem risco, porque informação salva, conhecimento mobiliza e sentido de pertencimento fortalece!
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)