Notícias
Climatologista Marengo, do Cemaden, é um dos 17 cientistas brasileiros mais citados no mundo
O climatologista José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) — está classificado entre os 17 cientistas brasileiros mais citados no mundo, pela Plataforma Clarivate, empresa americana que oferece serviços voltados à análise de pesquisas acadêmicas e científicas. O período analisado é sempre o dos 11 anos anteriores ao ano-corrente, ou seja, a lista de 2025 abrange o intervalo de 2014 a 2024.
A divulgação foi feita neste mês pela consultoria internacional Clarivate classifica Marengo como um dos pesquisadores altamente citados, demonstrando influência significativa e ampla no campo de pesquisa em Geociências. Sua classificação de Pesquisador Altamente Citado vem desde o ano de 2019, consecutivo, até 2025.
Conforme a plataforma, os pesquisadores altamente citados demonstram influência significativa e abrangente em suas áreas de pesquisa. Cada pesquisador selecionado é autor de múltiplos artigos altamente citados, que se classificam no 1% superior em termos de citações em suas respectivas áreas e ano de publicação na Coleção Principal da Web of Science nos últimos onze anos.
Neste ano, no resumo do perfil de Marengo, do Cemaden, foram analisados um total de 170 documentos, com 169 publicações indexadas na Web of Science e 168 Publicações da Coleção Principal da Web of Science. Entre as métricas da Coleção Principal da Web of Science, das 168 Publicações, houve um total de 39.240 citações, sendo 35.352 citações de artigos e total de soma de 38.823 citados, sem autocitações.
No entanto, a atividade de citação não é o único indicador de seleção. Esta lista, baseada em dados de citação, é então refinada utilizando outras métricas quantitativas, bem como análises qualitativas e a opinião de especialistas.
Mais informações sobre a publicação está no disponível no link :
https://clarivate.com/highly-cited-researchers/
Currículo
Jose Antonio Marengo Orsini possui graduação em Física y Meteorologia - Universidad Nacional Agraria (1981), mestrado em Ingenieria de Recursos de Agua y Tierra - Universidad Nacional Agraria (1987) em Lima, Peru e doutorado em Meteorologia - University of Wisconsin - Madison (1991) EUA. Fez pós-doutorado na NASA-GISS e Columbia University em Nova York e na Florida State University na Florida, EUA em modelagem climática. Atualmente é pesquisador titular e Coordenador Geral de Pesquisa e Desenvolvimento no CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, onde trabalha com eventos extremos, desastres naturais e redução de risco aos desastres. É professor na pós-graduação do INPE e da UNESP. Ele também é Professor adjunto da Korea University de Seul, Corea do Sul. É membro de vários painéis internacionais das Nações Unidas e de grupos de trabalho no Brasil e no exterior sobre mudanças de clima, e mudanças globais. Consultor na área de estudos ambientais de mudanças globais, impactos, vulnerabilidade e adaptação as mudanças climáticas e parecerista de diversas revistas científicas e de agencias financiadoras nacionais e internacionais. É autor de mais de 250 artigos, capítulos de livros, livros, relatórios técnicos e trabalhos de congressos. Participa atualmente de vários projetos de pesquisa, com instituições brasileiras, inglesas, francesas e americanas, e têm intensificado atividades de docência e orientação de pesquisa, além de ser membro ativo em vários conselhos participativos de clima e hidrologia, mudanças climáticas e globais. Ele tem liderado o WMO State of Climate for Latin America and Caribbean de 2020 a 2025. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, clima, mudança de clima, e modelagem de clima. Foi membro do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, CLA y RE dos Relatórios do IPCC AR5 e AR6 GT1 e 2, e atualmente do IPCC AR7. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, e da The World Academy of Sciences (TWAS). Foi e membro do Comitê Assessor de Ciências Ambientais do CNPq, e atualmente é editor associado do International Journal of Climatology, Geosciences, e da Anais da Academia Brasileira de Ciências. Membro do Painel Científico da Amazônia SPA, Comite Científico de Adaptação e Resiliência Climática do estado de Rio Grande do Sul, e do SPI da Convenção Quadro das Nacões Unidas para Combate à Desertificação. Foi selecionado pelo Clarivate como um dos mais influentes e altamente citados pesquisadores na área de Geociências no mundo em 2019, 2020, 2022, 2023, 2024 e agora, em 2025.
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)