Notícias
Fórum
Cemaden participa do Fórum de Proteção e Defesa Civil promovido pela Federação Catarinense de Municípios
Aprimorar a capacidade de prevenção e resposta dos municípios catarinenses, diante de eventos extremos e situações de risco foi o objetivo do Fórum de Proteção e Defesa Civil, realizado nos dias 4 e 5 de novembro, no município de Rio do Sul (SC).
Com o tema central: “Fortalecimento dos municípios nas ações de proteção e Defesa Civil”, o fórum reuniu agentes, técnicos e gestores municipais, além de contar com a participação de autoridades e especialistas em nível nacional e estadual.
O encontro foi promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com o apoio da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), e contou com a apresentação de especialistas em vários painéis e temáticas.
Na programação, o evento contou com a palestra da pesquisadora Luciana de Resende Londe, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Especialista na área de Vulnerabilidade e Redução de Riscos de Desastres, a pesquisadora participou do painel “Elementos Principais, Questões Transversais e Atores Envolvidos no Alerta de Desastres”.
Comunicação e alerta : como a informação deve chegar à população
Nas discussões sobre ferramentas de alerta, Luciana Londe apresentou alguns conceitos sobre clima e tempo, desastres e riscos, focando os sistemas de alerta e os desafios para que esses sistemas sejam centrados nas pessoas.
A pesquisadora do Cemaden destacou que a comunicação nem sempre é vista como uma capacidade institucional dos órgãos de proteção e defesa civil, sendo reduzida a ações pontuais e desacopladas da prevenção de riscos e desastres. Abordou sobre os modelos de comunicação e também mostrou exemplos como a Mídia e participação comunitária podem ampliar a comunicação de alertas, na prevenção de riscos de desastres. “A finalidade da comunicação não é simplesmente compartilhar mais informação, o que poderia ser excessivo e pouco eficiente “, afirma a pesquisadora Luciana Londe e enfatiza: “ A comunicação deve coordenar caminhos e atores dentro do fluxo de informações.”
Balanço do encontro
O Fórum de Proteção e Defesa Civil reuniu representantes de diversas regiões do estado e especialistas que marcaram a trajetória da Defesa Civil brasileira, com a participação presencial de cerca de 230 pessoas.
Entre os palestrantes, a participação do coronel Alexandre Lucas Alves, ex-secretário de Defesa Civil de Belo Horizonte e vencedor do Prêmio Sasakawa da ONU (Organização das Nações Unidas), um dos mais importantes reconhecimentos globais em redução de riscos de desastres.
A programação do evento concentrou-se em debates técnicos e diálogos essenciais para a construção de políticas públicas mais resilientes.
No final do evento, foi elaborada a “Carta Rio do Sul”, documento para consolidar as principais deliberações e o posicionamento dos municípios catarinenses sobre as demandas e os avanços necessários na área.
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)