Notícias
Acordo Brasil-Japão
Cemaden participa do 6º Comitê Conjunto Japão-Brasil de Cooperação em Ciência e Tecnologia
A diretora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) — Regina Alvalá, participou da “VI Reunião do Comitê Conjunto Brasil-Japão para Cooperação Científica e Tecnológica", realizada em Tóquio (Japão), no último dia 21 de outubro. Durante o Encontro abordou-se a cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação, em especial, foram destacadas as políticas prioritárias e a apresentação de programas por agências e instituições relevantes, no âmbito do Acordo Bilateral Brasil-Japão.
Por parte do Japão, o Comitê Conjunto foi copresidido pelo embaixador Kawamura Hiroshi, da Cooperação Científica e Tecnológica, e, por parte do Brasil, pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário Octávio Côrtes, da República Federativa do Brasil no Japão. Também participou da copresidência a coordenadora Vânia Gomes da Silva, da Coordenação-Geral de Cooperação Bilateral do MCTI, além de representantes de ministérios, agências e empresas relevantes de ambos os países, de forma presencial e on-line.
O 6º Comitê Conjunto Japão-Brasil de Cooperação em Ciência e Tecnologia cumpriu um dos compromissos previstos no “Plano de Ação da Parceria Estratégica e Global Japão-Brasil (2025–2030)”, anunciado pelos líderes dos dois países, em março de 2025, ano em que se celebra 130 anos de Amizade Brasil - Japão.
O encontro teve como objetivo definir as prioridades para os próximos anos da cooperação bilateral entre os dois países, bem como intercâmbio de experiências e informações sobre o desenvolvimento recente das políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação.
Na reunião, foram destacadas a colaboração entre agências de fomento e instituições de pesquisas, considerando-se como foco, pela parte brasileira, a intersecção entre inovação, sustentabilidade, mudanças climáticas e ambientais, prevenção e redução de risco de desastres, interface oceano-atmosfera, inteligência artificial aplicada à solução de problemas sociais, digitalização e saúde.
Representou, também, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), Fábio Borges de Oliveira. Os diretores (Cemaden e LNCC) visitaram o RIKEN Center for Computacional Science; o Center for Resilient Design (CResD) e o Research Center for Urban Safety and Security (RCUSS), ambos da Universidade de Kobe; e o Next Artificial Intelligence Research Center (AI Center), na Faculdade de Engenharia da Universidade de Tóquio.
As visitas foram priorizadas com o objetivo de tratar de possibilidades de colaboração, principalmente, de intercâmbios que promovam avanços que contribuam para aumentar a capacidade do Cemaden/MCTI em gerar conhecimentos científicos relevantes, assim como, aplicar tecnologias e metodologias de ponta para a prevenção e redução de riscos de desastres, com o posterior propósito de aprimorar a prestação de serviços à sociedade brasileira.
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)

- Da esquerda para a direita: diretor do LNCC, Dr. Fábio Borges de Oliveira; coordenadora-geral de Cooperação Bilateral do MCTI, Vânia Gomes da Silva; diretora do Cemaden, Dra. Regina Alvalá; diretor do Center for Resilient Design (CresD) - Kobe University, Dr. Osamu Tsukihashi, em visita realizada em Kobe (20 de outubro de 2025).

- Da esquerda para a direita: coordenadora-geral de Cooperação Bilateral do MCTI, Vânia Gomes da Silva; diretora do Cemaden, Dra. Regina Alvalá; diretor Adjunto do Research Center for Urban Safety and Security (RCUSS) - Kobe University , Professor Dr. Shinya Tachibana; diretor do LNCC, Dr. Fábio Borges de Oliveira, em visita realizada em Kobe (20 de outubro de 2025).
