Notícias
Cemaden participa de evento na Funai abordando desafios climáticos na segurança alimentar
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participou de reunião interministerial promovida pela Fundação Nacional de Povos Indígenas (Funai), em Brasília, no último dia 2 de fevereiro, de forma presencial em Brasília (DF), continuando os debates no dia 11. Os Painéis de Diálogos foram realizados como preparatórios para a oficina de construção do Protocolo Integrado Indigenista de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para povos indígenas.
A coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, pesquisadora Ana Paula Cunha, especialista em Seca, participou do Painel de Diálogos na temática: "Desafios climáticos na construção de políticas de SAN para povos indígenas”, apresentando os desafios da seca na agricultura familiar e seus impactos na insegurança alimentar.
Em sua apresentação, a coordenadora e pesquisadora do Cemaden mostrou o trabalho desenvolvido pelo Cemaden, inclusive o de monitoramento de Seca no Brasil, em todo o território, como nas áreas produtivas, terras indígenas, assentamentos rurais e unidades de preservação. Apresentou o panorama histórico e a situação atual da seca.
No contexto das mudanças climáticas e da redução de risco de desastre, a pesquisadora Ana Paula Cunha enfatizou: “O grau de vulnerabilidade de uma região depende das condições ambientais e características sociais. São medidos pela capacidade dos habitantes de antecipar, lidar, como resistir e se recuperar da seca.”, destacando “A vulnerabilidade pode ser reduzida pelo aumento das capacidades individual, comunitária, institucional e nacional”.
Os dados do Cemaden sobre Secas no Brasil estão disponibilizados no site, com acesso pelo link: https://www.gov.br/cemaden/pt-br/assuntos/monitoramento/monitoramento-de-seca-para-o-brasil
O Boletim de Impactos de Extremos de Origem Hidro-Geo-Climático em Atividades Estratégicas para o Brasil, elaborado pelo Cemaden, pode ser acessado pelo link:
https://www.gov.br/cemaden/pt-br/assuntos/monitoramento/boletim-de-impactos
Alinhamento interinstitucional de informações do governo federal
Os painéis foram propostos para fomentar discussões pertinentes para as medidas previstas na “Estratégia Intersetorial 4 – Segurança Alimentar e Nutricional para povos indígenas” do III Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (2025-2027).
Dentro das perspectivas, as discussões e debates do último dia 02 de fevereiro servirão para o alinhamento interinstitucional de informações do governo federal, sobretudo no tocante aos determinantes a insegurança alimentar entre povos indígenas, incluindo também avaliação sobre a questão climática.
O Painel de Diálogos realizado no último dia 11— com foco em debates sobre políticas, programas e ações do governo federal — contou também com a participação de outros atores, além do governo federal.
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)

- Participantes dos Painéis de Diálogos, promovido pela Funai, preparatórios para a oficina de construção do Protocolo Integrado Indigenista de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) para povos indígenas.


