Notícias
iFast
Cemaden organiza evento internacional de intercâmbio de pesquisas entre Brasil e África
Com o objetivo de compartilhar e formar parcerias técnico-científicas entre pesquisadores do Brasil e da África, foi realizado no último dia 31 de outubro, o evento “Meeting on Africa-Brazil Interactions” (Reunião para Interação entre África e Brasil), promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O evento internacional com transmissão on-line, foi organizado pelo coordenador do projeto "iFAST - Intelligent Flood Alert Surveillance Tools" (Ferramentas Inteligentes de monitoramento e alerta de inundações), pesquisador do Cemaden, físico Leonardo Santos. A reunião dá continuidade às atividades de intercâmbio, para ampliar a participação e parceria entre pesquisadores nacionais e internacionais, no conhecimento científico na interface entre Inteligência Artificial (I.A.) e desastres.
Reunindo 90 pesquisadores de diversas instituições do Brasil e seis países da África (Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Camarões, Gana e Nigéria), a reunião on-line contou com a participação de instituições do Uruguai, Paraguai, Estados Unidos e países da Europa.
Foram dois blocos de apresentações: o primeiro no idioma português, valorizando a língua comum entre Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Moçambique. O segundo bloco foi em inglês, com apresentações de pesquisadores de Camarões, Gana e Nigéria.
“Parcerias internacionais são fundamentais para uma ciência competitiva, no sentido de aprimoramento dos conhecimentos científicos e de desenvolvimento tecnológico.”, explica o pesquisador do Cemaden, Leonardo Santos. “Já temos algumas colaborações vigentes com diferentes países do continente africano. Podemos avançar em outras parcerias, especialmente, os países com os quais compartilhamos a língua portuguesa”, enfatiza Santos.
Projeto iFast : desenvolvimento de conhecimentos e ferramentas utilizando I.A. no monitoramento hidrológico
Aprovado na chamada CNPq "Nº 15/2023 - Eventos Meteorológicos Extremos: Prevenção de Desastres Naturais e Minimização de Danos", o projeto "iFAST - Intelligent Flood Alert Surveillance Tools" (446053/2023-6) avançará o conhecimento científico na interface entre Inteligência Artificial (I.A.) e desastres, produzindo ferramentas para melhoria contínua dos alertas dos riscos hidrológicos, emitidos pelo Cemaden.
O projeto prevê o desenvolvimento de ferramentas para previsão hidrológica e para simulação de impactos, envolvendo desde vidas humanas à infraestrutura de transporte e mobilidade urbana.
Os pesquisadores do Projeto iFast planejam realizar mais eventos para discutir as ferramentas a serem desenvolvidas com usuários em potencial, do próprio Cemaden e de outras instituições interessadas. A equipe do projeto é formada por mais de trinta pesquisadores, de diferentes instituições nacionais e internacionais e de áreas de formação diversas
Próxima reunião de interações Brasil-África, em 2026, com inscrições abertas
O pesquisador Leonardo Santos informou que, em breve, o Cemaden submeterá um projeto à chamada BRICS, envolvendo parceria do Brasil com a China e a África do Sul. Atualmente, o BRICS é integrado por onze países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
Em 2026, será realizado um novo evento na temática de interações entre África e Brasil. Os interessados em participar podem entrar em contato com o pesquisador do Cemaden, Leonardo Santos, pelo e-mail: leonardo.santos@cemaden.gov.br
A transmissão na íntegra do “Reunião de interação África-Brasil”, bem como a programação e participantes, estão disponibilizados no Canal YouTube no link :
https://www.youtube.com/live/9V2BOX8dqw8
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)