Notícias
COP 30
Cemaden/MCTI na COP30 debate temáticas relacionadas a eventos climáticos extremos
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais ( Cemaden) está presente na 30ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém (PA), nos debates que estão sendo realizados no Pavilhão Brasil e na Casa da Ciência COP30. Os debates sobre eventos climáticos extremos, mudanças climáticas e adaptação, monitoramento e ações integradas na gestão de risco de desastre têm a participação do Cemaden.
Durante a COP30, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), se transformou na Casa da Ciência do MCTI, espaço dedicado à divulgação científica e ao diálogo com a sociedade.
Adaptação - políticas públicas e lançamento de livro
No dia 11 de novembro, no Pavilhão Brasil – Zona Azul, foi debatido o tema “Adaptação em Foco: preparação, resposta e recuperação resiliente”. O climatologista Jose Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden/MCTI, participou do painel que discutiu os impactos das mudanças climáticas sobre a frequência e intensidade de eventos extremos. No debate, foi destacado a importância de políticas públicas de prevenção, planejamento territorial e fechamento resiliente.
A diretora do Cemaden, Regina Alvalá informou que a participação do Cemaden, no painel promovido pelo Ministério da Integração Nacional, sobre a importância dos Sistemas de Alertas, além das discussões técnicas, no contexto do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, houve a abordagem sobre financiamentos em diversas áreas relacionadas aos desastres. “Palestrantes de várias instituições debateram, também, sobre a importância de investimentos necessários no escopo da gestão integrada de riscos e respostas a desastres.”, destaca Alvalá.
No final da tarde, ainda do dia 11, ocorreu o lançamento do livro “Mudanças Climáticas no Brasil: Estado da Arte e Fronteira do Conhecimento”, publicação que reúne especialistas de diversas instituições de pesquisa. O livro inclui um capítulo modificado por pesquisadores do Cemaden, intitulado “Mudanças Climáticas e Desastres Relacionados ao Clima”. O evento ocorreu no Museu da Amazônia.
Desastres climáticos e sistemas de alertas
No dia 12 de novembro, na Casa da Ciência do MCTI, no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), ocorreram duas mesas-redondas, no Painel “Desastres climáticos e sistemas de alerta” com a participação do Cemaden: “Monitoramento de desastres, sistemas de alerta para ameaças múltiplas”, com moderação de Pedro Camarinha. Participaram da mesa-redonda: climatologista José Marengo, a diretora do Cemaden e pesquisadora Regina Alvalá e o pesquisador, sociólogo Victor Marchezine.
Secas e Desertificação
Ainda no dia 12 novembro, em seguida à primeira, outra mesa-redonda debateu o tema “Riscos de secas e Desertificação na América Latina”, com moderação de José Marengo. Participações do Cemaden nas mesas: 1 - José Marengo, Regina Alvalá e Victor Marchezine, 2 – Pesquisadora em Seca, Ana Paula Amaral Cunha e a pesquisadora, hidróloga Luz Adriana Cuartas Pineda.
As apresentações do dia 12 de novembro e debates na íntegra, com a participação do Cemaden, estão disponibilizados no Canal YouTube Casa da Ciência COP30- do MCTI – link: https://www.youtube.com/watch?v=5gtBzD7ihN4
Todos os debates e apresentações da Programação da Casa da Ciência COP30 estão disponibilizadas no YouTube do MCTI : https://www.youtube.com/@mcti
Dia 13 – Conectividade e tecnologias de comunicação -Pavilhão Brasil
No dia 13 de novembro, será realizado o Painel “ Telecomunicações como Pilar de Resiliência Climática”. O pesquisador do Cemaden, Pedro Camarinha representará o Cemaden no painel organizado pela Vivo/Telefônica Brasil. Esse painel discutirá como a conectividade e as tecnologias de comunicação poderão apoiar a resposta e a adaptação a eventos climáticos extremos. O painel será realizado no Pavilhão Brasil- Zona Verde.
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)


