Notícias
Cemaden e MDS avançam em parceria para integrar ciência e proteção social na gestão de desastres
Participantes visitam a Sala de Situação
Nos dias 25 e 26 de setembro, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) recebeu representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para um workshop e visita técnica em São José dos Campos (SP). O encontro teve como objetivo consolidar uma parceria institucional estratégica, integrando ciência, tecnologia e políticas sociais para fortalecer a gestão de riscos e desastres no Brasil.
Ao longo de dois dias de programação, pesquisadores do Cemaden e técnicos do MDS compartilharam experiências, metodologias e ferramentas, identificando sinergias e elaborando propostas conjuntas para um futuro Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O foco é ampliar a capacidade de análise de vulnerabilidades sociais e tornar os alertas de desastres mais eficazes e direcionados, em benefício das populações mais vulneráveis.
Entre as apresentações, destacou-se o Projeto COPE, financiado pela Fapesp e coordenado pelo pesquisador Victor Marchezini, que articula ciência cidadã, educação e políticas públicas na redução de riscos. Outros destaques do Cemaden foram as contribuições da pesquisadora Ana Paula Cunha, sobre monitoramento de secas, e do tecnologista Rafael Ferreira Luiz, sobre análise de impactos de desastres e diagnósticos de vulnerabilidades.
Pelo MDS, participaram a Ellem Saraiva Reis, coordenadora-geral da SAGICAD, responsável pela gestão do Cadastro Único (CadÚnico), base de dados que reúne informações de mais de 70 milhões de famílias de baixa renda; o Carlos Santana, também da SAGICAD, que apresentou ferramentas de gestão e acompanhamento; Antônio Neto que apresentou a importância do SUAS nas situações de desastres e a FORSUAS, e Luciana Oliveira, da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, que tratou do Programa Bolsa Família e sua importância em emergências, em especial a experiência do Rio Grande do Sul em 2024.
A diretora do Cemaden, Regina Alvalá, reforçou a importância estratégica da parceria:
“Os desastres climáticos atingem mais fortemente as populações em situação de vulnerabilidade social. Ao unirmos o conhecimento científico do Cemaden e a capilaridade das políticas sociais do MDS, damos um passo decisivo para proteger vidas e construir resiliência.”
O workshop encerrou-se com a percepção de diversas sinergias entre as instituições e propostas que deverão compor o plano de ação do ACT. A expectativa é que a parceria se consolide como referência em articulação interministerial para enfrentar os crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas e desastres naturais no país.

- Fechamento dos trabalhos do primeiro dia de Workshop.

- Participantes visitam os equipamentos de monitoramento do Cemaden.