Notícias
MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – JUNHO/2025
Monitoramento de Secas - CEMADEN
A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS3): JUNHO/2025 (MÉDIA MUNICIPAL)
Conforme foi indicado no boletim anterior, as previsões do IIS3 (Índice Integrado de Seca) para junho apontavam uma possível redução no número de municípios em situação de seca – projeção que se confirmou com os dados observados no último mês. De acordo com os dados referentes ao mês de junho, registrou-se uma queda de 1.638 para 1.018 municípios classificados com seca moderada a extrema.
Enquanto estados como Goiás, Tocantins e São Paulo apresentaram redução do número de municípios classificados com seca, o Pará, por outro lado, apresentou intensificação da seca, com municípios como Curionópolis, Eldorado do Carajás, São Domingos do Araguaia e Sapucaia avançando de seca severa para extrema.
Quer saber como anda a situação da seca no seu município? Acesse o Mapa Interativo de Secas do CEMADEN e consulte os dados dos últimos 12 meses para qualquer município do Brasil: CEMADEN: Mapa Interativo
B. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS3): PREVISÃO - JULHO/2025 (MÉDIA MUNICIPAL)
As projeções do Índice Integrado de Seca (IIS-3) para o fim de julho de 2025 indicam redução no total de municípios caracterizados com seca moderada a extrema, sinalizando tendência de atenuação da situação de seca em todo o país.
C. MONITORAMENTO DA SECA EM ÁREAS INDÍGENAS: JUNHO/2025
Os dados de monitoramento indicam uma redução no número de terras indígenas afetadas por secas moderadas ou mais intensas entre maio e junho. No período, as áreas atingidas por seca moderada a extrema diminuíram de 222 para 184, o que corresponde a uma redução de aproximadamente 17% no total de territórios afetados.
D. MONITORAMENTO DA SECA EM ASSENTAMENTOS RURAIS: JUNHO/2025
Entre maio e junho, o número de assentamentos rurais em condições de seca severa ou extrema acompanhou a tendência observada nos municípios e nas terras indígenas, diminuindo de 613 para 519, com redução concentrada sobretudo no centro-sul do país.
E. MONITORAMENTO DA SECA EM UNIDADES DE CONSERVACAO: JUNHO/2025
Apesar da redução das áreas em situação de seca, ainda permanecem 14 Unidades de Conservação em condição de seca severa e outras 71 em condição de seca moderada, localizadas principalmente nos estados do Amazonas e do Pará.
gistrando ocorrência de eventos de secas no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências de pequenos impactos são de extrema importância. Você pode enviar suas informações pelo link: REGISTRO DE IMPACTOS DE SECAS .
Para mais informações fale conosco: secas@cemaden.gov.br




