Notícias
MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – JANEIRO/2026
Monitoramento de Secas
A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS3 por pixel e por município): JANEIRO/2026
B. MONITORAMENTO DA SECA EM ÁREAS INDÍGENAS: JANEIRO/2026

- Monitoramento de Seca em Terras Indígenas
C. MONITORAMENTO DA SECA EM ASSENTAMENTOS RURAIS: JANEIRO/2026

- Monitoramento da Seca no Assentamentos Rurais
Entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, houve uma intensificação da seca nos assentamentos. O número daqueles em condição de seca extrema subiu de 12 para 32, enquanto os classificados com seca severa mais do que dobraram, passando de 176 para 366. Do total de 32 assentamentos em seca extrema registrados em janeiro, a maior concentração está em Minas Gerais (15), seguida por Mato Grosso (9), Tocantins (4), São Paulo (2) e Pernambuco (1).
D. MONITORAMENTO DA SECA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: JANEIRO/2026

- Monitoramento da Seca nas Unidades de Conservação
Nas Unidades de Conservação, o mês de janeiro manteve estável o quadro mais crítico de seca em relação a dezembro, divergindo da tendência de intensificação observada em outras categorias territoriais. O número de áreas classificadas com seca extrema permaneceu em duas unidades, enquanto as enquadradas em seca severa registraram uma leve redução, de doze para onze.
E. MONITORAMENTO DOS IMPACTOS DA SECA EM ÁREAS AGROPRODUTIVAS: JANEIRO DE 2026
F. PREVISÃO SAZONAL E SUB-SAZONAL PARA O BRASIL
No início de fevereiro de 2026, o fenômeno La Niña apresenta intensidade fraca, com anomalia de TSM de -0,9 °C (Pacífico Central). O aquecimento das águas próximas ao Peru e ao Equador indica que o pico de resfriamento já passou. Segundo o CPC-NOAA, há mais de 80% de chance de transição para a neutralidade climática ainda no trimestre de fevereiro a abril. Modelos internacionais indicam probabilidade de chuvas abaixo da média no extremo norte do Nordeste. Já a previsão conjunta de órgãos nacionais (INPE, INMET e FUNCEME) alerta que essa escassez de chuvas pode atingir áreas ainda maiores da região Nordeste. Simultaneamente, as regiões Centro-Oeste e Sudeste devem enfrentar um "veranico" — redução das precipitações — de meados até o fim de fevereiro. Este veranico deve incorrer em elevação das temperaturas e trazer desafios críticos para os setores de agropecuária e geração de energia.
REGISTRO DE IMPACTOS : Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de secas no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências de pequenos impactos são de extrema importância. Você pode enviar suas informações pelo link: REGISTRO DE IMPACTOS DE SECAS .
Para mais informações fale conosco: secas@cemaden.gov.br

