Notícias
MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – ABRIL/2025
Monitoramento de Secas
A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS3): ABRIL/2025 (MÉDIA MUNICIPAL)
O Índice Integrado de Seca (IIS3) referente a abril de 2025 indica redução no número de municípios em situação de seca severa e extrema, mas um aumento naqueles com seca moderada. Essa mudança sinaliza uma tendência de intensificação das condições de seca em pelo menos 400 municípios, que, embora não estejam em cenário crítico, exigem monitoramento contínuo.
Quer saber como anda a situação da seca no seu município? Acesse o Mapa Interativo de Secas do CEMADEN e consulte os dados dos últimos 12 meses para qualquer município do Brasil: CEMADEN: Mapa Interativo
B. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS3): PREVISÃO - MAIO/2025 (MÉDIA MUNICIPAL)
As projeções do Índice Integrado de Seca (IIS-3) para o final de maio de 2025 indicam que o número de municípios afetados por seca deve diminuir em 48%, reforçando a tendência de desintensificação em várias regiões do país.
C. MONITORAMENTO DA SECA EM ÁREAS ÍNDIGENAS: ABRIL/2025
Dados de monitoramento mostram que, entre março e abril, houve um incremento de três terras indígenas em situação de seca moderada ou mais intensa, passando de 168 para 171 áreas afetadas.
D. MONITORAMENTO DA SECA EM ASSENTAMENTOS RURAIS: ABRIL/2025
Entre março e abril, seguindo o mesmo padrão observado nos municípios, houve redução no número de assentamentos rurais em situação de seca.
E. MONITORAMENTO DOS IMPACTOS DA SECA: VEGETAÇÃO E AGRICULTURA
Estimativa das Áreas Agroprodutivas Afetadas por Município: ABRIL/2025

Quanto aos impactos da seca em áreas agroprodutivas (agrícolas e de pastagem), o Índice Integrado de Seca mostra que 2.144 municípios registraram pelo menos 60% dessas áreas afetadas em abril de 2025 - um incremento de cerca de 100 municípios em relação ao período anterior. Esse crescimento foi mais acentuado nos estados de Minas Gerais e Bahia.
F. PROGRESSÃO E ALERTA DE SITUAÇÃO DE SECA
O monitoramento alerta que alguns municípios em estado de atenção podem atingir o nível vermelho caso as chuvas de maio sejam mais irregulares do que o previsto. Atualmente, os municípios já em situação de alerta - que indica tanto o agravamento quanto o surgimento de quadros de seca em relação ao mês anterior - concentram-se principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas e Sergipe, demandando acompanhamento especializado contínuo nessas localidades.
REGISTRO DE IMPACTOS : Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de secas no seu município? Sua informação é bem-vinda, mesmo ocorrências de pequenos impactos são de extrema importância. Você pode enviar suas informações pelo link: REGISTRO DE IMPACTOS DE SECAS .
Para mais informações fale conosco: secas@cemaden.gov.br




