Notícias
BRIEFING CEMADEN – CENAD EM 09/02/2026 – 09h00
*BRIEFING CEMADEN – CENAD EM 09/02/2026 – 09h00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com as Defesas Civis dos estados e municípios.
O texto é divulgado quando há criticidade no potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
A previsão meteorológica indica pancadas de chuvas para hoje, dia 09/02/2026, para a região Sudeste com possibilidade de novos acumulados especialmente para o norte e leste do Estado de SP, RJ e centro sul de MG. Também há previsão de pancadas na região Centro-Oeste e Norte, entre os estados de GO, MT, RO e AM com atenção para Manaus/AM.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Permanece a atenção para a região Sudeste, devido aos elevados acumulados observados nos últimos últimos dias, somado à previsão de chuvas ao longo do dia. Destaque ao estado de SP, em especial à faixa leste, incluindo RM de São Paulo, RM de Campinas, Baixada Santista e Litoral Norte, por ser a região com mais acumulados recentes e previsão de precipitação que podem gerar novos acumulados significativos. Destaque ainda ao RJ e MG devido aos acumulados prévios e previsão meteorológica. Nessas localidades, o cenário configura risco alto para movimentos de massa, com possibilidade de deslizamentos esparsos, além de deslizamentos pontuais e quedas de barreiras.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje (09/02), a atenção permanece voltada para a Região Sudeste, com foco nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Destacam-se as bacias dos rios Muriaé e Pomba, que se encontram em processo de enchente, porém com tendência à redução das chuvas. Mantém-se a atenção para a possibilidade de ocorrência de enxurradas e alagamentos nas regiões intermediárias de Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ), São Paulo, Campinas e São José dos Campos (SP). Destaca-se também o litoral norte Paulista e baixada Santista.
As bacias do rio São Francisco (MG e BA) seguem em observação, com níveis ainda acima das cotas críticas.
Na Bacia Amazônica, observa-se o início do período das cheias sazonais, com atenção especial aos municípios localizados ao longo da calha dos rios Juruá e Purus.