Notícias
31/12/2024 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 31/12/2024 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Nesta terça-feira (31/12), a previsão meteorológica indica pancadas localmente fortes no estado do Rio de Janeiro (destaque Região Serrana do Rio de Janeiro, o Centro e Sul Fluminense, norte do estado do Rio de Janeiro e capital), em Minas Gerais (Zona da Mata Mineira, Campos das Vertentes, Região Metropolitana de Belo Horizonte e sul de Minas) e no estado do Espírito Santo e norte e nordeste de São Paulo (Vale do Paraíba, RMSP, RMCampinas e leste de SP) onde já existem acumulados nos últimos dias. Além de pancadas localizadas, podendo ser de forte intensidade, no AM, PA, MA, PI, TO, GO e MT, sul da BA, centro-leste PR e SC e nordeste do RS.
Atenção para os próximos dias que ainda permanece a previsão de pancadas de chuva na Região Sudeste (principalmente MG e ES e norte do RJ).
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
Para hoje, a atenção segue principalmente para a Região Sudeste do Brasil, devido aos acumulados prévios associados à previsão de continuidade de chuva na forma de pancadas que podem ser localmente fortes. Neste contexto destacam-se a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e o estado do Rio de Janeiro, onde temos os maiores acumulados de chuva registrados nos últimos dias, e para o ES que não possui acumulados prévios significativos mas é suscetível a movimentos de massa de pequeno porte associados a pancadas rápidas de chuva.
Ainda se mantém a atenção para o estado de SP devido aos altos acumulados de chuva e à possibilidade de pancadas localmente fortes, com destaque para o litoral paulista com maiores acumulados prévios.
Atenção também para Manaus-AM, devido aos acumulados prévios associados à possibilidade de chuva na forma de pancadas isoladas.
Diante desse cenário, é fundamental redobrar a atenção, considerando os volumes já registrados e a tendência de incremento dos acumulados nas áreas mencionadas, agravando o risco de deslizamentos de terra.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, a atenção continua na Região Sudeste, especialmente todo o RJ (Região Serrana e RMRJ), MG (Zona da Mata, RMBH, sul de Minas e Campos das Vertentes), litoral do ES e sul da BA devido às instabilidades em decorrência da ZCAS, que está ocasionando chuva constante nos últimos dias, com possibilidade de deflagrar eventos hidrológicos como alagamentos, enxurradas e inundações bruscas.
As bacias dos rios Doce, Pomba, Muriaé e Rio das Velhas encontram-se em estado de normalidade no momento.