Notícias
28/12/2024 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 28/12/2024 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Neste sábado (28/12), a previsão meteorológica indica a atuação da ZCAS na Região Sudeste, que deve causar chuvas generalizadas com possibilidade de pancadas fortes no Rio de Janeiro (Região Serrana e Centro Fluminense), em Minas Gerais (Zona da Mata Mineira, Campos das Vertentes e Região Metropolitana de Belo Horizonte) e no sul do Espírito Santo. Também há possibilidade de pancadas isoladas a partir da tarde em São Paulo (RMSP, Macro Metropolitana Paulista, Região de Campinas e Vale do Paraíba) e no Sul de Minas onde já existem altos acumulados.
Entre domingo e segunda-feira (29/12 e 30/12) as chuvas continuam com acumulados significativos no estado do Rio de Janeiro (Região Serrana, RMRJ, Costa Verde, Centro e Norte Fluminense), de Minas Gerais (Zona da Mata Mineira, Campos das Vertentes e RMBH) e do Espírito Santo (Sul e Central Espírito Santense), atenção ainda para o litoral de SP.
Sendo a Região Serrana do Rio de Janeiro, o Centro Fluminense, a Zona da Mata Mineira, a RMBH e o sul do Espírito Santo os locais de maior atenção.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
A Região Sudeste permanece em atenção devido aos acumulados pretéritos nos últimos dias, a chuva incidente e a previsão de continuidade. O destaque para hoje é para a zona da mata e RMBH , Região Serrana Fluminense, RM de do RJ, centro-sul do Estado do ES (incluindo a Grande Vitória). Ainda mantém a atenção para o estado de SP devido ao acumulados, porém com tendência de cessar os alertas vigentes.
Nos próximos dias, conforme aponta a previsão, a chuva deve se intensificar no estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira e RM de BH e no estado do ES resultando em acumulados significativos na região. Diante desse cenário, é fundamental redobrar a atenção, considerando os volumes já registrados e a tendência de aumento expressivo nas áreas mencionadas, o que eleva o risco de deslizamentos.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, a atenção se concentra na Região Sudeste, especialmente MG (Zona da Mata, RMBH e Vale do Rio Doce), RJ (Região Serrana e RMRJ) e centro-sul do Estado do ES (incluindo a Grande Vitória), devido às instabilidades em decorrência da ZCAS, que está ocasionando chuva constante nos últimos dias, com possibilidade de altos acumulados ao longo dos próximos dias, o que poderá deflagrar eventos hidrológicos como alagamentos, enxurradas e inundações bruscas.
A Bacia do Rio Piracicaba se elevou bastante, com vários rios ultrapassando a cota de emergência e com transbordamento dos rios Atibaia (em Atibaia, Itatiba, Paulínia e Campinas), Jaguari (em Jaguariúna) e Capivari (em Campinas e Monte Mor). A maioria já está em recessão e os demais, estabilizados. Com o cessar da chuva no estado, a tendência é de normalização nas próximas horas.