Notícias
27/06/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 27/06/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Para hoje (27/06), há previsão de chuva variando de fraca a moderada entre o PR e o centro-leste do estado de SP, possibilidade de pancadas de chuva que podem ser pontualmente fortes no litoral leste do NEB, principalmente entre PB e SE, além de pancadas isoladas no MA, no AM, PA e AP.
A partir de amanhã volta a chover na Região Sul do país. No sábado (28/06) de manhã, as instabilidades tendem a atuar no centro-oeste de SC e ao longo do dia começam a causar chuva no estado do RS. No domingo (29/06) às áreas de instabilidades tendem a se intensificar no RS, com possibilidade de pancadas de chuva de forte intensidade e acumulados esperados superiores a 100 mm para o centro-norte do estado, englobando áreas serranas.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para hoje (27/06), a situação se mantém mais tranquila, mas ainda requer atenção na faixa leste da Região Nordeste, principalmente nos estados de PE e AL. A partir de amanhã, devido aos acumulados de chuva previstos, a atenção se volta para a Região Sul do país, com destaque para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, especialmente a região serrana catarinense e gaúcha, o alto e médio curso das bacias dos rios Taquari-Antas, Caí, Sinos e também a região metropolitana de Porto Alegre.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje (27/06), a situação é de tranquilidade, com quadro de inundação em processo de estabilização nas Bacias Amazônica e do Uruguai e baixa possibilidade de abertura de alertas hidrológicos para o leste do Nordeste, em caso de pancadas localmente fortes.
Para o final de semana (28 e 29/06), considerando a previsão meteorológica de acumulados entre 140 e 160mm sobre a região central do RS, incluindo as cabeceiras das Bacias do Taquari, Caí, Sinos e Gravataí, e o terço médio da Bacia do Uruguai, há possibilidade de novas elevações nos níveis hidrométricos, que ainda estão elevados, contribuindo para um novo quadro de inundação na Serra Gaúcha e um repique nos níveis do Lagoa Guaíba, além do agravamento na onda de cheia no terço inferior da Bacia do Uruguai, para onde já há alertas altos vigentes em São Borja, Itaqui e Uruguaiana, atrasando o processo de vazante. Destaca-se também que todo o volume de água das sub-bacias do Guaíba deságua no Lago Guaíba, atingindo a região do Delta do Jacuí, que inclui a Região Metropolitana de POA e a região das ilhas.
Ainda no final de semana, destaca-se a possibilidade moderada de ocorrência de eventos hidrológicos no Nordeste, principalmente entre RN e PB.