Notícias
26/05/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 26/05/2025 - 09H00
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
CONDIÇÃO METEOROLÓGICA
Para hoje (26/05), há previsão de chuva na forma de pancadas associadas com descargas atmosféricas e rajadas de vento na Região Sul do país, com destaque para as porções sudoeste, central, além das áreas serranas do estado gaúcho. Nos próximos dias, a formação de um ciclone associada a frente fria tende a causar persistência da chuva de forma generalizada na Região Sul do país. Na terça-feira (27/05), as áreas de instabilidades devem causar chuva na porção sul e sudeste do RS, além do oeste de SC e do PR. Não se descarta pancadas de chuva na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Na quarta-feira (28/05), as pancadas de chuva podem ser de forte intensidade, principalmente no sul e leste do RS assim como em SC e no PR. Ainda nesse dia, o avanço da frente fria causará chuva, na forma de pancadas nos estados do MS e MT.
O cenário mais provável considerado pelo Cemaden é de chuva da ordem de 70 a 100 mm, principalmente no sudoeste do RS, considerando os diferentes modelos de previsão numérica que temos acesso. Atualizaremos as informações sobre a chuva na Região Sul do país, conforme as novas rodadas dos modelos.
Ainda hoje, há possibilidade de chuva fraca entre o ES, sul da BA, além da faixa entre PB, PE e AL.
RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA
Para esta segunda-feira (26), não há risco significativo de movimentos de massa devido à redução dos volumes de chuva nas últimas 36 horas em boa parte do país e à ausência de previsão de precipitação intensa em áreas suscetíveis a deslizamentos. No entanto, considerando os elevados acumulados dos últimos 10 dias, o leste do Nordeste – especialmente em Pernambuco e no sul da Bahia – ainda demanda atenção, já que pancadas de chuva rápidas e isoladas (difíceis de serem previstas) não podem ser descartadas e, caso ocorram em locais muito vulneráveis, novos alertas serão enviados devido ao potencial de deflagração de deslizamentos pontuais.
No Sul, segue-se em observação a região de Santa Maria e parte do Planalto Gaúcho, onde os acumulados chegaram a cerca de 50 mm nas últimas 72 horas. Esses índices criam um pré-condicionante favorável a deslizamentos que, juntamente com a previsão de chuva moderada generalizada entre terça e quarta-feira associada à formação de um ciclone, indicam a possibilidade de ocorrências pontuais/esparsas de deslizamentos de terra. No entanto, a incerteza relacionada a esta previsão ainda é alta, de modo que os alertas municipais só serão enviados quando houver mais evidências acerca da localização, intensidade e volume da chuva nos próximos dias.
RISCO HIDROLÓGICO
Para hoje, a atenção está voltada para as regiões Central, Sudoeste e Serrana do Rio Grande do Sul, principalmente, a região de Santa Maria. É provável a abertura de alertas durante o dia de hoje em função da possibilidade de eventos pontualmente significativos, como enxurradas e alagamentos urbanos, além de inundação de pequeno porte em pequenas bacias.
Para amanhã (27/05), a atenção será para a região metropolitana de Porto Alegre, devido a previsão de pancadas de chuvas. Na quarta-feira (28/05), a atenção será para o sul e leste do RS assim como, em SC e no PR. Haverá a possibilidade de abertura de alertas em função da possibilidade de eventos pontualmente significativos, como enxurradas e alagamentos urbanos, além de inundação de pequeno porte em pequenas bacias.