Notícias
20/03/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 20/03/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Para esta quinta-feira (20/03), o destaque da previsão está na região sudeste, principalmente para o centro-sul e leste de MG, estado do ES e do RJ, leste de SP, onde já tem acumulado nas últimas 24h e previsão de continuidade de chuva, com possibilidade de novas pancadas principalmente no período da tarde e início da noite. Além disso, segue em atenção a região norte e faixa norte do nordeste com previsão de pancadas localmente fortes.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
A atenção permanece para hoje é para a Região Sudeste, com destaque para a porção centro-sul e leste de MG, estado do RJ e centro-sul do ES, devido aos acumulados e previsão meteorológica. Atenção ainda para Manaus-AM e Santarém-PA.
*RISCO HIDROLÓGICO*
Para hoje, os destaque são toda a região Norte, a faixa norte do Nordeste e também a região Sudeste. Em relação ao Sudeste, a atenção é para a porção centro-sul e leste de MG, Vale do Paraíba e litoral norte de SP e os estados do ES e RJ, onde podem ocorrer eventos de enxurradas e alagamentos. Por essa razão, há possibilidade de abertura de novos alertas e atualização dos alertas hidrológicos já existentes.
Em relação aos rios do estado do Maranhão e Piauí: no Piauí, o rio Longá em Pedrinha encontra-se estável acima da cota de alerta e em Esperantina encontra-se em processo de vazante. No Maranhão, o rio Itapecuru encontra-se em processo de vazante no médio curso e estável na porção final da bacia hidrográfica. Considerando a previsão para os próximos dias, os modelos não apontam um volume de chuva expressivo, com a tendência de cessar os alertas vigentes, caso a previsão se mantenha.
Na região Amazônica, destaca-se o estado do Acre, que já tem vários rios que saíram da calha (Tarauacá e Juruá) e, na bacia hidrográfica do Rio Acre, as cotas se encontram estáveis e acima da cota de transbordamento (rios Rola e Branco), em caso de precipitação na bacia hidrográfica, há possibilidade de repique do nível do rio Acre.