Notícias
19/03/2025 - Briefing CEMADEN - CENAD
*BRIEFING CEMADEN - CENAD EM 19/03/2025 - 09H00*
Resumo da previsão divulgada pelo CEMADEN ao CENAD durante os briefings diários realizados com Defesas Civis dos Estados e Municípios.
O texto é divulgado apenas quando existe algum potencial de risco de processos hidrológicos e/ou geodinâmicos.
*CONDIÇÃO METEOROLÓGICA*
Para esta quarta-feira (19/03), o destaque da previsão está na região sudeste, principalmente para o centro-sul e leste de MG, centro-sul do ES, estado do RJ, leste de SP e Vale do Paraíba, com possibilidade de altos acumulados nas próximas 24h, com pancadas localmente fortes, principalmente no período da tarde e início da noite. Além disso, segue em atenção a região norte e faixa norte do nordeste com pancadas localmente fortes.
*RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA*
A atenção para hoje é para a Região Sudeste, com destaque para a porção centro-sul e leste de MG, estado do RJ e centro-sul do ES. Nestas regiões citadas em MG e RJ, há acumulados superiores a 70mm em 24h de forma generalizada, no ES, observa-se acumulados localmente elevados nas últimas 96h. Atenção ainda à faixa leste de SP, onde são observados acumulados acima de 70mm em 24h e pode haver novas pancadas de chuva localmente fortes.
*RISCO HIDROLÓGICO*
A atenção para hoje é para a região sudeste, com destaque para a porção centro-sul de MG, estado do RJ, sul do ES, Vale do Paraíba e litoral norte de SP, onde podem ocorrer eventos pontuais de enxurradas e alagamentos.
Destaca-se também a bacia hidrográfica do rio Itapecurú e seus afluentes, no estado do Maranhão, que encontram-se em níveis elevados em função das chuvas dos últimos dois dias. Já existem alertas abertos nesta região, mas a tendência é de recessão geral dos rios ao longo dos próximos dias.
Na região amazônica, destaca-se o estado do Acre,que já tem vários rios que saíram fora da calha (rio Acre, Tarauacá e Juruá) e a previsão indica uma situação atual de estabilidade com tendência de elevação para os próximos dias. o rio Acre, em Rio Branco já começou a descer, mas a tem previsão de chuvas na bacia hidrográfica, indicando que a atenção deve se manter em função da possibilidade de repique do nível do rio Acre.